Andrea Kimi Antonelli

Idade: 18 anos

Nacionalidade: Italiana

Desporto: Fórmula 1

 

 

Andrea Kimi Antonelli é um nome a reter no futuro da Fórmula 1. O jovem italiano de 18 anos foi o escolhido para ser o sucessor de um dos maiores campeões da história do desporto, Sir Lewis Hamilton, que este ano se transferiu para a Scuderia Ferrari HP. Embora tenha Kimi no nome, o próprio já afirmou que em nada está relacionado com o campeão finlandês que conquistou o último título mundial da Ferrari em 2007. Kimi Antonelli promete fazer nome por si próprio, depois de passagens vitoriosas em 2022 e 2023 pelas categorias juniores e um 2024 saltou a Fórmula 3 diretamente para a Fórmula 2, conquistando um 6.º lugar. Chega agora ao topo da montanha, numa equipa oito vezes campeã mundial, a Mercedes-AMG Petronas Formula One Team, com desejo e ambição de colocar a equipa novamente a lutar por títulos. 

 

  Clica na seta abaixo para conhecer mais atletas.


 

Gout Gout

Idade: 17 anos

Nacionalidade: Australiana

Desporto: Atletismo

 

Getty Images

Nascido na Austrália, filho de pais que fugiram do Sudão do Sul para o Egito, antes de se fixarem no país, Gout Gout está a entusiasmar os fãs de atletismo australianos. Ainda com 16 anos, o jovem tornou-se o detentor do recorde absoluto dos 200 metros, ao percorrer a distância em 20,04 segundos. Este feito valeu-lhe comparações com o velocista jamaicano Usain Bolt, visto que o australiano estabeleceu um tempo mais rápido que este com a mesma idade. Só para termos noção do feito de Gout aos 16 anos, este quebrou um recorde de 1968, estabelecido por Peter Norman (20,06 segundos), quando o atleta australiano competiu nos Jogos Olímpicos do México.

 

  Clica na seta abaixo para conhecer mais atletas.


 

Vaibhav Suryavanshi

Idade: 13 anos

Nacionalidade: Indiana

Desporto: Cricket

 

Às vezes perguntam-nos: “o que é que estavas a fazer com essa idade?”, Vaibhav Suryavanshi vai poder dizer que, aos 13 anos, estava a ser disputado por duas das principais equipas da Indian Premier League, a principal liga de cricket do país. Desejado num leilão onde os Rajasthan Royals e os Delhi Capitals estavam a lutar pelo seu passe (os Rajasthan Royals venceram e contrataram o jogador por 11 milhões de rúpias – qualquer coisa como 126 mil euros), o jovem de 13 anos pode ser o mais novo de sempre a jogar na liga profissional da Índia e já joga, inclusive, no escalão de sub-19. Para a Forbes India, Vaibhav é um dos jovens a ter debaixo de olho neste ano desportivo e um dos seus treinadores já veio a público dizer que o jovem “nasceu para jogar cricket e não se contentará com outra coisa”.

 

  Clica na seta abaixo para conhecer mais atletas.


 

Mirra Andreeva 

Idade: 17 anos 

Nacionalidade: Russa

Desporto: Ténis

 

Mirra Andreeva R2 Jimmie

 

É da Rússia que pode vir a próxima superestrela do ténis feminino. Aos 17 anos, Mirra Andreeva desperta a atenção dos adeptos pelos courts onde vai passando. No currículo, Andreeva já conta com uma medalha de prata na competição de Ténis de Pares dos Jogos Olímpicos de Paris e conquistou um torneio WTA realizado em Iasi, na Roménia. Ainda em 2024, a atleta chegou aos quartos-de final em Wimbledon e às meias-finais em Roland Garros. A atleta russa, atualmente 16.ª classificada do ranking WTA, assumiu como objetivo para este ano entrar no top 10 do ranking. “Vou dar o meu melhor e ver se o consigo alcançar”, partilhou a jovem.

 

  Clica na seta abaixo para conhecer mais atletas.


 

Nolan Traoré 

Idade: 18 anos

Nacionalidade: Francesa

Desporto: Basquetebol

 

 

Depois de Victor Wembanyama e Zaccharie Risacher, Nolan Traoré pode ser a nova estrela francesa a figurar como 1.ª escolha do draft em 2025, seguindo as passadas da atual geração de talentos francesa a despontar e a afirmar-se no basquetebol americano. Com 1,96 metros e alinhando como base, Nolan atualmente joga nos franceses do Saint-Quentin, onde se afirmou a meio da época 2023/2024, ajudando a equipa a chegar aos quartos-de-final dos play-offs da Liga Francesa de Basquetebol, com uma média de 12.3 pontos e 5.8 assistências por jogo. Este verão, apesar de receber propostas de outras equipas e de universidades norte-americanas, o jovem francês decidiu manter-se no Saint-Quentin, afirmando que “seria o melhor para ele”. 

 

  Clica na seta abaixo para conhecer mais atletas.


 

Estêvão

Idade: 17 anos

Nacionalidade: Brasileira

Desporto: Futebol

 

 

Estreou-se pela equipa sénior do Palmeiras na última jornada do Brasileirão, em 2023, pela mão do treinador português Abel Ferreira, aos 16 anos. O ano de 2024 foi a afirmação de Estêvão como peça fulcral do “Verdão”, participando em 45 jogos e onde marcou 15 golos e efetuou 10 assistências para golo. Veloz, tecnicamente evoluído e com uma capacidade de decisão invulgar para a idade, o jovem chamou à atenção do Chelsea, que pagou aproximadamente 34 milhões de euros (mais 23 milhões em variáveis) para trazer o jogador para a Europa. Até completar 18 anos, o jogador irá competir no Brasileirão e representar o Palmeiras no Mundial de Clubes. Depois de conquistar a América, irá o jovem brasileiro cativar os adeptos europeus?