Depois de, em 2021, 63.878 estudantes se candidataram à primeira fase do Concurso Nacional de Acesso, o Governo anunciou que seria realizado um reforço excecional das vagas inicialmente disponibilizadas (cerca 52 mil vagas), com o objetivo de que "ninguém fique de fora". As primeiras estimativas do MCTES apontavam para mais 2000 vagas, sendo que o resultado final se fixou nas 3080, um crescimento de cerca de 6% do número total de vagas.

Em comunicado, o Governo esclareceu que 160 destas cerca de 3000 novas vagas surgem em alguns dos cursos com maior concentração de alunos, tendo em conta que quatro dos cursos com as médias de acesso mais elevadas em 2020/2021 estão incluídos nesta lista.

 

Novo recorde de candidatos ao ensino superior público


Primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior registou mais de 63 mil candidaturas, o número mais alto dos últimos 25 anos. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou um reforço de vagas.


 

Tal como no ano letivo passado, este reforço de vagas foi conseguido através da canalização para o Concurso Nacional de Acesso de vagas destinadas a concursos especiais (como de estudantes internacionais ou concurso para Maiores de 23 anos), na sequência das recomendações da Comissão Nacional de Acesso de Ensino Superior (CNAES) de 24 de Agosto.

Os 63.878 estudantes que apresentaram candidatura podem agora, entre terça e quinta-feira desta semana (7 a 9 de setembro), alterar a sua candidatura. Os resultados da 1.ª fase do NCA são conhecidos a 27 de setembro.

Para saber mais, clica aqui.