A Academia de Líderes Ubuntu prepara-se para dinamizar o IV Encontro Nacional de Escolas Ubuntu, dia 25 de janeiro
, na Fundação Calouste Gulbenkian. A iniciativa tem como propósito juntar toda a comunidade escolar envolvida no projeto Academia de Líderes Ubuntu Escolas, presente em cerca de 400 escolas portuguesas.

 

 

 

O Encontro Nacional de Escolas promte ser "um grande momento de partilha de experiências, conquistas e de impacto, bem como de balanço de resultados alcançados", avança a organização. Por outro lado, pretende-se "inspirar toda a comunidade educativa nacional para a importância da construção de pontes, liderança servidora e ética do cuidado no contexto educativo". 

O tema do evento desafia toda a comunidade educativa para “Esperançar em tempos difíceis”. O programa reúne diferentes momentos, desde “Vozes de Esperançar” - com Dino d´Santiago (músico, cantor e ativista português) ou o tenista da Serra Leoa, sobrevivente da guerra civil, Sam P. Jalloh.

 

As Escolas Ubuntu encontraram-se para “começar um novo caminho”


Em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, centenas de estudantes e educadores participantes no programa Academia de Líderes Ubuntu – Escolas Ubuntu estiveram ontem reunidos, no terceiro encontro nacional da iniciativa. O evento incluiu a assinatura de um protocolo com a Direção-Geral de Educação (DGE) que integra o programa no projeto educativo nacional.


 

 

O programa inclui, entre outros convidados, o jovem ativista pelo Planeta, Francisco Vera, o líder do projeto Transforma BrasilFábio Silva, e o Diretor Geral da Educação, José Vitor Pedroso. Podes conhecer o programa completo aqui.

No último Encontro, em novembro de 2021, reuniram-se mais de 1200 alunos e educadores do projeto Ubuntu. A sessão contou, entre outros, com os contributos do ex-ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que reforçou ser "no reconhecimento dos outros, de nós mesmos, que conseguimos fazer a diferença". O então secretário de Estado da Educação, João Costa, hoje ministro da Educação, convidou também os alunos para serem "senhores do seu destino e capitães da sua alma".

O Encontro Nacional de Escolas Ubuntu é uma iniciativa do IPAV, através da Academia de Líderes Ubuntu, em colaboração com a Direção-Geral da Educação e co-financiado pelo POCH, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e tem como parceira de imprensa a revista Forum Estudante.