O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, anunciou ontem que o regresso às aulas implicará a distribuição de máscaras pelas escolas, bem como outros equipamentos de proteção e higienização, no contexto de prevenção da disseminação da pandemia de Covid-19: "O Ministério da Educação vai providenciar essas máscaras e outros equipamentos de proteção individual para que [as escolas] estejam mais bem preparadas”.

As declarações do ministro foram proferidas durante a audição na Comissão Parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto. A revelação foi feita depois da pergunta do deputado do PS, Porfírio Silva, que questionou o ministro sobre “meios que estão a ser pensados para o regresso ao ensino presencial”. Tiago Brandão Rodrigues recordou também algumas das medidas já anunciada, como a verba de 125 milhões de euros para a contratação de docentes e funcionários, assim como o projeto da Escola Digital.

Na mesma sessão, de acordo com a Agência Lusa, o membro do Governo desvalorizou ainda a questão do distanciamento físico entre alunos e professores, sublinhando que as escolas vão funcionar com circuitos de circulação e "bolhas" de alunos. Sobre o alerta deixado pelos diretores escolares que sublinham que as características físicas do estabelecimento de ensino poderão impossibilitar o cumprimento da recomendada distância de um metro, Tiago Brandão Rodrigues revelou que o Ministério da Educação está a trabalhar com as escolas no sentido de "maximizar os espaços".