#1 Cursos Cientifico-Humanísticos
Se estás a acabar o 9º ano e já sabes que queres entrar na universidade, mesmo não tendo ainda a certeza do curso, este é o tipo de formação ideal para ti. Para além das disciplinas comuns (Educação Física; Filosofia; Língua Estrangeira I, II ou III e Português), em cada área terás que escolher as disciplinas específicas que mais se adequem aos teus gostos e, mais importante, que estejam relacionadas com aquilo que queres seguir profissionalmente.
Ao longo dos três anos, terás que realizar exames nacionais às duas disciplinas bianuais que escolheres e, no final do 12º, a Português e à disciplina trienal correspondente ao teu curso. Para melhor te preparares para os exames, existem ainda os testes intermédios para as disciplinas de Biologia e Geologia, Física e Química A, Inglês, Matemática A (11º e 12º anos) e Português.
#1.1 Ciências e Tecnologias
Esta é possivelmente a área mais abrangente quanto aos cursos superiores que poderás escolher quando acabares o ensino secundário. Saúde, Engenharias, Arquitetura, Desporto e outras ciências são as principais áreas a que ficas habilitado a concorrer para o ensino superior.
“É um curso que dá mais saída, gosto muito de biologia e na altura estava a pensar em engenharias”. Ângela Simões, Estudante
Disciplinas
3 anos - Matemática A
Duas bianuais das seguintes opções (10º e 11º) - Física e Química A; Biologia e Geologia; Geometria Descritiva A
Duas anuais das segundas opções (12º) – Biologia; Física; Química; Geologia; Antropologia; Aplicações Informáticas B; Ciência Política; Clássicos da Literatura; Direito; Economia C; Filosofia A; Geografia C; Grego; Língua Estrangeira I, II ou II;I Psicologia B
#1.2 Ciências Socioeconómicas
Gostas de negócios, de estar sempre atualizado em relação à bolsa e até gostavas de gerir a tua própria empresa? Estas são algumas opções de saída profissional para quem escolhe o Agrupamento de Ciências Socioeconómicas. O João Caetano começou por Ciências e Tecnologias por causa dos amigos, mas decidiu mudar para Ciências Socioeconómicas. “Os meus pais estão ligados à economia e eu também sempre gostei. Não me arrependo nada de ter mudado!”, conta.
Disciplinas
3 anos - Matemática A
Duas bianuais das seguintes opções (10º e 11º) - Economia A; Geografia A; História B
Duas anuais das segundas opções (12º) – Economia C; Geografia C; Sociologia; Antropologia; Aplicações Informáticas B; Ciência Política; Clássicos da Literatura; Direito; Economia C; Filosofia A; Geografia C; Grego; Língua Estrangeira I, II ou III; Psicologia B
#1.3 Línguas e Humanidades
Esta é também uma área muito abrangente para quem gosta mais de trabalhar com pessoas ou na área das letras. Comunicação, educação, turismo, estudos relacionados com a sociedade ou Línguas são apenas algumas das áreas, com muitas profissões associadas, em que podes trabalhar, ligadas às Línguas e Humanidades. Foi preciso chegar ao 11º ano para que o Isaque Jesus percebesse que área de Ciências não era a praia dele: “Decidi mudar para humanidades porque gosto muito de línguas, história e matemática aplicada para mim é muito mais fácil, até sou um dos melhores alunos”, confessou.
Disciplinas
3 anos – História A
Duas bianuais das seguintes opções (10º e 11º) - Geografia A; Latim A; Língua Estrangeira I, II ou III; Literatura Portuguesa; Matemática Aplicada às Ciências Sociais.
Duas anuais das segundas opções (12º) - Filosofia A; Geografia C; Latim B; Língua Estrangeira I, II ou III (*); Literaturas de Língua Portuguesa; Psicologia B; Sociologia; Antropologia; Aplicações Informáticas B; Ciência Política; Clássicos da Literatura; Direito; Economia C; Grego
#1.4 Artes Visuais
És criativo, gostas de desenhar e até te costumam dizer que “és um artista”? Artes Visuais dá-te a oportunidade de desenvolveres as tuas técnicas artísticas, sobretudo no domínio das artes gráficas. : “Sempre gostei de desenhar, fui para aquilo que gosto. A escolha foi fácil!”, conta Carolina Peixoto
Disciplinas
3 anos – Desenho A
Duas bianuais das seguintes opções (10º e 11º) - Geometria Descritiva A; Matemática B; História da Cultura e das Artes
Duas anuais das segundas opções (12º) - Filosofia A; Geografia C; Latim B; Língua Estrangeira I, II ou III (*); Literaturas de Língua Portuguesa; Psicologia B; Sociologia; Antropologia; Aplicações Informáticas B; Ciência Política; Clássicos da Literatura; Direito; Economia C; Grego.
Clica nas setas abaixo para conhecer outras opções.
#2 Ensino Profissional
Se queres preparar-te para um profissão específica, através de uma aprendizagem baseada na prática, enquanto terminar a escolaridade obrigatória, o Ensino Profissional poderá ser a opção ideal para ti. Quando terminares o curso, também podes ingressar no ensino superior, caso seja esse o teu objetivo. Inclusivamente, este ano foi criada uma via especialiada de acesso ao Ensino Superior para diplomados do Ensino Profissional cujo acesso é regulado pela realização de provas e de um concurso específico.
O André Flores está no Curso Profissional de Técnico de Cozinha/Pastelaria. “Queria rapidamente fazer o curso e ganhar a minha independência. Neste momento já estou a pensar fazer o curso nível 5 e depois talvez ir para a faculdade”, conta.
#2.1 Estrutura curricular
Os cursos profissionais, como o próprio nome indica, preparam-te para exerceres uma profissão, assim que concluas a formação de três anos. No Catálogo Nacional de Qualificações, disponível online, podes descobrir o vasto universo de profissões que tens ao teu dispor, nas mais diferentes áreas como educação, eletrónica, ciências sociais, comércio, entre muitas outras.
Para além das disciplinas específicas de cada curso, há ainda outras de carácter sociocultural e científico, transversais a todos cursos deste regime de ensino. Ao longo de todos os anos, tens disciplinas práticas para aplicares os conhecimentos adquiridos em unidades curriculares mais teóricas. No último ano, terás um estágio para avaliação, com a duração de três meses numa empresa da área em que estudas.
Também no último ano, terás que desenvolver uma Prova de Aptidão Profissional (PAP), um projeto desenvolvido por ti onde apliques vários conhecimentos adquiridos ao longo do curso. A avaliação é feita por um júri, numa apresentação pública da PAP.
PAP, PAF e PAA. Prova o que vales!
No final de um curso profissionalizante, serás desafiado a demonstrar os conhecimentos adquiridos. Sabe tudo sobre este momento, seja uma Prova de Aptidão Profissional (PAP), uma Prova de Avaliação Final (PAF) ou uma Prova de Aptidão Artística (PAA). Num curso de dupla certificação, como em todos os cursos, tens de mostrar o sabes.
#2.2 Tipos de cursos
#2.2.1 Cursos Profissionais
O quê? Cursos de três anos orientados para uma área específica, com estágio incluído, a chamada Formação em Contexto de Trabalho. Valorizam a preparação dos alunos para a entrada no mercado de trabalho ou integração no ensino superior.
Quem? Alunos com o 9ºano concluído.
Onde? Escolas profissionais ou escolas secundárias, quer públicas quer privadas.
Nível de qualificação? Nível 4 do QNQ.
#2.2.2 Cursos de Aprendizagem
O quê? Cursos que pretendem dar conhecimentos práticos, complementares ou alternativos ao ensino tradicional secundário.
Quem? Alunos que tenham concluído o 3ºciclo (9ºano) ou que estudem no ensino secundário mas que queiram adquirir competências práticas de uma certa área.
Onde? Centros de Formação do IEFP.
Nível de qualificação? Nível 4 QNQ.
Rumo ao nível 4. Quais as opções de dupla certificação?
São várias as opções de cursos que garantem aos estudantes uma dupla certificação (nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações): a conclusão do ensino secundário e a preparação para uma profissão. Conhece a oferta e avalia qual será a mais adequada ao teu perfil.
#2.2.3 Cursos do Ensino Artístico Especializado
O quê? Cursos equivalentes ao ensino secundário, com especialização artística em três áreas: Artes Visuais e Audiovisuais, Dança e Música.
Quem? Alunos com o 9ºano concluído.
Onde? Escolas de ensino artístico públicas, privadas ou cooperativas.
Nível de qualificação? Nível 4 do QNQ.