As atuais medidas de contenção da pandemia da covid-19 prevêem que as escolas reabram no dia 10 de janeiro. Durante uma comunicação ao país, ontem, o primeiro-ministro, António Costa, revelou esperar que esta data seja cumprida, destacando, contudo, que será preciso reavaliar a situação epidemiológica.

A afirmação de António Costa surgiu no seguimento de uma questão sobre o cumprimento da data prevista de regresso às aulas. "Acho que já todos aprendemos, ao longo desta pandemia, que não é uma questão de acreditar, de ser otimista ou pessimista. É uma questão de ser realista e de, a cada passo que damos, ver a situação que efetivamente estamos", disse o primeiro-ministro.

 

Calendário escolar 2021/2022 foi atualizado


Medidas de contenção à disseminação da covid-19, no início de janeiro, obrigam a mudanças no calendário escolar.


 

 

De acordo com António Costa, a reavaliação está prevista para 5 de janeiro, altura em que será possível perceber se o plano inicial será exequível. Recorde-se que a alteração ao calendário escolar 2021/2022 foi oficializada a 12 de dezembro: a interrupção de Natal decorre entre o dia 20 de dezembro e o dia 7 de janeiro, para todos os estabelecimentos públicos do ensino pré-escolar, básico e secundário.

As adaptações terão lugar no segundo período, que decorre entre 10 de janeiro e 8 de abril, com a redução da interrupção letiva de Carnaval para apenas o dia 1 de março.