Durante a pandemia da Covid-19, a maioria das Instituições de Ensino Superior optou por incentivar o trabalho a distância, evitando reuniões ou aulas presenciais. Neste contexto, o uso de ferramentas que permitem estudar a distância ganhou importância redobrada.
É precisamente essa a missão da Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia (Unidade FCCN) que disponibiliza serviços de conetividade destinados aos protagonistas do Ensino Superior: professores, estudantes e técnicos superiores.
Como conectar o Ensino Superior?
Os trabalhos do Encontro Nacional de Gabinetes de Imagem e Comunicação das Instituições de Ensino Superior continuam, na Foz do Arelho. A fechar a manhã, tempo para uma sessão sobre os serviços e ferramentas disponibilizados à comunidade académica pela Unidade de Computação Científica Nacional - FCCN. A sessão começou com uma votação.
Enviar grandes ficheiros online (até 100Gb), realizar reuniões a distância com até 300 participantes ou frequentar cursos massivos abertos online são algumas das possibilidades que te são disponibilizadas por esta unidade da FCT que é também responsável, por exemplo, pela gestão da rede eduroam.
Para aceder, apenas necessitas que a tua instituição de Ensino Superior seja membro da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS) – a rede académica e científica nacional dinamizada pela Unidade FCCN. A partir daí, utilizando os dados de estudante, podes realizar a tua credenciação federada, ganhando acesso às diversas ferramentas. Já conheces estes serviços?
#1 Colibri
Graças a este serviço de colaboração Web, podes encontrar um ambiente propício para a realização de aulas e reuniões a distância. O Colibri permite realizar sessões de videoconferência com capacidade para 300 participantes por sessão. É possível a partilha de áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e ecrã. As sessões podem ainda ser gravadas, para registo e disponibilização posterior, através do serviço Educast.
Conhece os restantes serviços clicando nas setas abaixo.