Durante a pandemia da Covid-19, a maioria das Instituições de Ensino Superior optou por incentivar o trabalho a distância, evitando reuniões ou aulas presenciais. Neste contexto, o uso de ferramentas que permitem estudar a distância ganhou importância redobrada.

É precisamente essa a missão da Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia (Unidade FCCN) que disponibiliza serviços de conetividade destinados aos protagonistas do Ensino Superior: professores, estudantes e técnicos superiores.

 

Como conectar o Ensino Superior?

Os trabalhos do Encontro Nacional de Gabinetes de Imagem e Comunicação das Instituições de Ensino Superior continuam, na Foz do Arelho. A fechar a manhã, tempo para uma sessão sobre os serviços e ferramentas disponibilizados à comunidade académica pela Unidade de Computação Científica Nacional - FCCN. A sessão começou com uma votação.

 

 

Enviar grandes ficheiros online (até 100Gb), realizar reuniões a distância com até 300 participantes ou frequentar cursos massivos abertos online são algumas das possibilidades que te são disponibilizadas por esta unidade da FCT que é também responsável, por exemplo, pela gestão da rede eduroam.

Para aceder, apenas necessitas que a tua instituição de Ensino Superior seja membro da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS)a rede académica e científica nacional dinamizada pela Unidade FCCN. A partir daí, utilizando os dados de estudante, podes realizar a tua credenciação federada, ganhando acesso às diversas ferramentas. Já conheces estes serviços?

 

#1 Colibri

Ensino superior


Graças a este serviço de colaboração Web, podes encontrar um ambiente propício para a realização de aulas e reuniões a distância. O Colibri permite realizar sessões de videoconferência com capacidade para 300 participantes por sessão. É possível a partilha de áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e ecrã. As sessões podem ainda ser gravadas, para registo e disponibilização posterior, através do serviço Educast.

http://colibri.fccn.pt/

Conhece os restantes serviços clicando nas setas abaixo.



#2 Videocast

Um beijo para a Júlia

Com o Videocast, consegues fazer a transmissão de vídeo em direto para todo o mundo, via Internet, sem anúncios ou interrupções. O conteúdo é partilhado de forma simples, através de uma página web com chat integrado, sendo possível partilhar uma aula ou formação com todos os que tenham acesso ao link de transmissão (com opção de controlo por palavra-chave). O serviço é compatível com os principais browsers de internet e dispositivos móveis (smartphones e tablets).

http://videocast.fccn.pt/

 Conhece os restantes serviços clicando nas setas abaixo.



#3 Educast

website

Através do Educast consegues gravar, editar e publicar vídeos educativos (aulas, formações, tutoriais, etc…). O Educast permite a edição e publicação, com recurso a software próprio, de forma simplificada, garantindo que os vídeos ficam disponíveis aos alunos em múltiplos formatos (streaming, desktop e mobile). Esta publicação é feita através do upload para um portal pesquisável, que agrega mais de 22 mil vídeos educativos

https://educast.fccn.pt/

 Conhece os restantes serviços clicando nas setas abaixo.



#4 NAU

nau workshop

A plataforma NAU - Sempre a Aprender disponibiliza acesso a cursos online para grandes audiências em formato MOOC (Massive Open Online Course). As formações são diversificadas e vão de cursos na área da Saúde (Higiene das Mãos na Prevenção de Infeções é uma das adições mais relevantes, no contexto atual), Cyberbulling, Proteção de Dados Pessoais ou Educação para a Sustentabilidade são outros exemplos. Esta pode ser uma forma de complementares os teus conhecimentos, a partir de casa.

https://lms.nau.edu.pt/

 Conhece os restantes serviços clicando nas setas abaixo.



#5 Filesender

xfilesender.jpg.pagespeed.ic.uAoh 14Jd4

Com um limite de envio máximo de 100 GB, o Filesender assume-se como a melhor opção para a partilha segura de ficheiros. O serviço foi desenvolvido tendo em conta requisitos específicos da comunidade académica e científica, permitindo, contudo, que qualquer pessoa possa receber os ficheiros. Esta é a melhor opção para enviares aqueles ficheiros que são demasiado grandes para um anexo de um email.

https://filesender.fccn.pt/

Conhece os restantes serviços clicando nas setas abaixo.