Uma solução online para combater as fake news sobre a pandemia de Covid-19 foi ontem apresentada por um grupo de estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A "n3wastr4ck" consiste numa "extensão para o browser Google Chrome" que funciona como "uma espécie de assistente pessoal", explica a FCUP, em comunicado.

Para além de contar o número de notícias lidas pelo utilizador, a ferramenta avalia e classifica o artigo de acordo com a sua "legitimidade e tópico", acrescenta a mesma fonte. Na base da "n3wstr4ck", encontram-se tecnologias de inteligência artificial que "proporcionam feedback visual instantâneo, através da classificação das notícias, sem comprometer a normal utilização do browser", explica o estudante de doutoramento e docente da FCUP, João Resende, citado pela Agência Lusa.

 

Fake News. Como identificar notícias falsas?

O surto do novo coronavírus é um dos temas que leva à circulação de "fake news". Conhece 10 passos para identificar uma notícia falsa. Os títulos costumam ser bombásticos e parecem saltar do ecrã.


 

A contabilização do número de artigos lidos por dia, bem com outras estatísticas disponibilizadas pela "n3wstr4ck", podem ser úteis enquanto indicadores de saúde mental, acrescenta João Resende. A extensão permite que o utilizador avalie a essência da notícia, no caso dela não corresponder às expectativas (clickbait) ou na eventualidade de existirem suspeitas de fraude, acrescenta a estudante do mestrado em Data Science da FCUP, Inês Martins, citada pela mesma fonte.


Desenvolvimento em 48 horas

A "n3wstr4ck" tem uma outra particularidade: foi desenvolvida em apenas 48 horas, no âmbito da Hackathon EUvsVirus. Esta iniciativa da Comissão Europeia reuniu, entre os dias 24 e 26 de abril, mais de 20 mil participantes de toda a Europa. O objetivo passava pelo desenvolvimento de soluções inovadoras para o combate à covid-19.

 

Vídeo da sessão de entrega de prémios da hackathon "EUvsVirus"

 

De acordo com a FCUP, a equipa portuguesa alcançou o 5.º lugar entre os 67 finalistas da categoria “Mitigação da Propagação de Fake News”. No site da iniciativa, são apresentados os três primeiros classificados em cada categoria, sendo que o projeto vencedor dentro do tema das fake news foi o projeto Fake Mash: uma plataforma comunitária que agrega avaliações de notícias realizadas por vários utilizadores.

O Matchathon ( realiza-se agora entre os dias 22 e 25 de maio. Para saber mais, visita: https://www.euvsvirus.org/

fakenews,noticias,falsas,estudantes,n3wstr4ck