A par com conceitos como coWork ou coLearning, surgiu o coStudying, que representa o estudo conjunto, em espaços compartilhados, onde a aprendizagem resulta, em muito, da interação com outros. Aqueles que optam por estudar em grupo têm tendência para serem mais produtivos, aborrecerem-se menos e tornarem-se pessoas mais informadas, pela variedade de perspetivas e opiniões ali reunidas.
Podes estudar em grupo na tua casa, ou na casa dos teus amigos, escolher os espaços de estudo e bibliotecas da tua escola ou faculdade - alguns deles permitem reservar gabinetes próprios para trabalhos de grupo -, aproveitar um jardim e aprender ao ar livre ou até arrendar espaços destinados a esta atividade, uma prática muito comum em vários países. Atualmente, este espaço partilhado pode ser virtual, através de uma videoconferência.
#1 Menos oportunidade para procrastinar
Procrastinar é “deixar para depois”, “adiar”, algo que tendemos naturalmente a fazer caso estudemos sozinhos e não acompanhados. Os grupos de estudo não te permitem abusar desta prática, uma vez que se reúnem a horas e dias fixos. Só não podes faltar a estes encontros quando a preguiça apertar! Estas sessões regulares têm a vantagem de te ajudar a não cair na armadilha de estudar apenas na véspera dos testes e exames e de não deixares a tua parte do trabalho de grupo para a última noite antes da entrega.
#2 Aprendizagem mais rápida, diversa e simplificada
Quando não perceberes uma matéria, não souberes como podes resolver um exercício ou responder a uma questão, haverá, à partida, alguém que consiga ajudar-te. Assim, poupas tempo, porque em vez de procurar respostas nas sebentas, apontamentos, livros ou na Internet, os teus colegas dão-te as explicações necessárias. Se eles também estiverem perdidos na matéria, podes correr o risco de ficares mais baralhado do que já estavas. Caso os papéis estejam invertidos, e fores tu a pessoa que tem todas as respostas e que domina a matéria, ajudar os outros vai reforçar o teu conhecimento, com um género de revisão da matéria dada.
Ao estudares sozinho, estás sujeito a limitar as tuas ideias e pontos de vista, por não haver debate e partilha de perspetivas, ficando apenas a tua "certeza". O invulgar será que, no coletivo, não coexistam diferentes opiniões sobre a mesma temática. Com estes debates, podes alargar horizontes e aumentar o teu poder de argumentação e oratória.
#3 Desenvolver aptidões sociais
Se tiveres alguém ao teu lado, é normal que estudar se torne menos aborrecido e monótono. Podes sempre trocar comentários, mesmo sobre outros assuntos que não o de estudo, desde que não te distraias demasiado. Estudar em grupo também pode ser um bom ensaio para aquilo que, quase de certeza, o futuro te reserva: trabalhar em grupo. A tua capacidade de socialização pode ser decisiva em contexto laboral. O mesmo se poderá dizer da tua capacidade de fuga/gestão/resolução de conflitos.