No Dia Internacional da Mulher, a Euclid Network revelou o Top 100 de mulheres na área do empreendedorismo social. A lista distingue seis portuguesas cujo trabalho se insere nesta área: Joana Moreira (Movimento Transformers), Helena Antónia Silva (Vintage for a Cause), Paula Valente (Instituto Português da Afasia), Mariana Alves (Cartas com Ciência), Isabel Rosado (Palhaços d'Opital) e Joana Moscoso (Chaperone).

A Euclid Network é uma rede europeia de mais de 100 mil organizações que apoiam empreendedores sociais. No seu site, esta rede explica que a lista hoje revelada inclui "mulheres que lideram um caminho nos campos do empreendedorismo social e inovação". O projeto conta com o apoio da Comissão Europeia e tem ainda como objetivo "destacar o impacto e os feitos destas mulheres", criando ligações entre elas que permitam uma "aprendizagem e inspiração mútua". 

 

 

A concretização desta lista foi baseada em cerca de 500 respostas, depois de uma open call de nomeações, tendo depois um júri selecionado as 100 mulheres "que se distinguem como tendo criado um impacto social ou ambiental significativamente positivo", explica a organização. Sabe mais sobre o trabalho realizado pelas seis portuguesas incluídas neste Top 100.

 

#1 Joana Moreira (Movimento Transformers)

1610727936511


Joana Moreira é Diretora de Operações (COO) do Movimento Transformers, associação juvenil que tem como missão "aumentar o envolvimento das pessoas nas suas comunidades através daquilo que mais gostam de fazer", pode ler-se no site do projeto. De acordo com a mesma fonte, o projeto já mobilizou 650 transformers ou agentes de mudança em 150 comunidades. 

O Movimento Transformers tem três programas principais de ação: o AELead (plataforma online de apoio às associações de estudantes do ensino básico e secundário), a Escola Superpoderes (programa de partilha de talento) e a T-Academy (uma academia de participação cívica e social).

 

AElead. Movimento Transformers lança plataforma online de apoio a associações de estudantes


O Movimento Transformers anunciou hoje o lançamento de uma plataforma online, no âmbito do programa AElead, uma iniciativa de apoio às associações de estudantes do ensino básico e secundário.


 

 

Joana Moreira é ainda co-fundadora de uma plataforma de suporte para associações de Apoio Animal (MadPanda) e gestora da associação IES Social Business School, contando com 14 anos de experiência em voluntariado.

Sabe mais sobre o Movimento Transformers aqui.

 

#2 Helena Antónia Silva (Vintage for a Cause)

vintageforacause

 

Helena Antónia da Silva é fundadora e CEO da Vintage for a Cause, empresa que se assume como sendo baseada em princípios de economia circular na área do setor têxtil. "Desenhamos e fabricamos a maioria das nossas coleções em conjunto utilizando materiais e métodos sustentáveis", explica a marca, no seu site, detalhando que são utilizados stocks inutilizados, bem como práticas e tecidos sustentáveis.

"A nossa missão é inspirar e liderar uma forma sustentável de fazer moda", destaca a Vintage for a Cause, que aposta ainda no trabalho de "costureiras seniores", de forma a "criar mais oportunidades para as mulheres com mais de 50 anos, dando valor a todas as formas de trabalho".

A empresa define como metas para 2021 reutilizar 375 toneladas de tecido, alcançar uma poupança de 1.4 milhões de litros de água, reduzir as emissões de carbono em mais de três toneladas e dinamizar 48 workshops, entre outras.

Sabe mais sobre o Vintage for a Cause aqui.

 

#3 Paula Valente (Instituto Português da Afasia)

 

IPAfasia

 

Paula Valente foi destacada pela Euclid Network pelo seu trabalho no IPA - Instituto Português da Afasia, associação de fundou, no final de 2014. Desde então, a IPA tem trazido para Portugal "abordagens terapêuticas inovadoras que permitem minimizar o impacto psicossocial da afasia", explica a asssociação, no seu site, definindo como missão "a melhoria da qualidade de vida das pessoas com afasia e dos seus familiares"

A afasia é uma perturbação de comunicação que pode levar a dificuldades de expressão, de compreensão ou em ler e escrever, sendo que os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) são a principal causa desta condição. O foco do IPA está em "trazer a pessoa com afasia para o centro da tomada de decisões e na construção das soluções", tendo assumido o regime de associação sem fins lucrativos em fevereiro de 2016.

Paula Valente é diretora executiva e coordernadora deste projeto, sendo que a sua experiência profissional inclui o trabalho em Unidades de Cuidados Continuados, lares e centros dia, clínicas de fisiatria e instituições de ensino, entre outras instituições.

Sabe mais sobre o IPA aqui.

 

 

#4 Mariana Alves (Cartas com Ciência)

CcC 

Mariana Alves é investigadora do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL) e uma das fundadoras do "Cartas com Ciência", um projeto que nasce da seguinte ideia: "E se crianças dos países de língua oficial portuguesa e cientistas trocassem correspondência durante um ano letivo?". A iniciativa foi lançada oficialmente no dia 5 de maio de 2020, Dia Mundial da Língua Portuguesa, com a inauguração de um site oficial. 

"Mitigar barreiras e preconceitos relacionados com o ensino superior e as carreiras de investigação" é um dos principais objetivos desta iniciativa, que procura também sensibilizar crianças dos nove países de língua portuguesa a optar pela frequência do ensino superior e, em particular, por carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

 

Cartas com Ciência. E se cientistas e estudantes trocassem correspondência?


Projeto "Cartas com Ciência" foi criado por dois jovens cientistas portugueses na Alemanha. A iniciativa aposta na comunicação por carta entre estudantes dos países de língua oficial portuguesa e investigadores lusófonos de todo o mundo.


 


Até ao momento, o "Cartas com Ciência" conta com o envolvimento de 400 cientistas e 100 estudantes, num total de 200 cartas trocadas entre si. Para saber mais sobre este projeto, clica aqui.

 

 

#5 Isabel Rosado (Palhaços d'Opital)

 94262577 3191883250875604 8334713663743066112 n

 

Isabel Rosado é uma das fundadoras da Palhaços d'Opital, associação cultural sem fins lucrativos que desenvolve programas de intervenção artística destinados a idosos em ambiente hospitalar. Desde 2013, a associação faz visitas semanais a cinco hospitais localizados em Matosinhos, Coimbra, Viseu, Figueira da Foz e Aveiro.

A equipa Palhaços d'Opital é constituída por artistas de várias áreas com experiência performativa e formação específica. Em 2020, de acordo com o relatório anual da associação, foram realizadas 574 visitas, em quase 3 mil horas de ambiente hospitalar que alcançaram diretamente 43 mil pessoas.

Isabel Rosado é presidente da associação desde janeiro de 2020, ano em que a Palhaços d'Opital passou a ser sediada em Coimbra, no Instituto Pedro Nunes. Para saber mais, clica aqui.

 

#6 Joana Moscoso (Chaperone)

96095608 830308554123204 4149262093851295744 o


Joana Moscoso é uma das fundadoras da Chaperone, uma empresa especializada em desenvolvimento da carreira para cientistas. Através da plataforma, cientistas (estudantes ou profissionais) podem marcar sessões com especialistas nesta área como career advisors [conselheiros de carreira], counselors [conselheiros]  choaches [técnicos].

Conselhos sobre a formação a completar, melhorias na elaboração de currículos ou cartas de motivação e técnicas desenvolvimento pessoal são apresentadas como algumas das possibilidades colocadas aos cientistas participantes. A Chaperone define-se como uma solução "criada por cientistas para cientistas", ao ter sido fundada por Joana Moscoso e Pedro Resende, investigadores na área das ciências da vida.

Para saber mais sobre a Chaperone, clica aqui.