Football Manager

Um jogo de gestão desportiva que surgiu nos anos 90 com o nome Championship Manager, mas o fim da parceria da Sports Interactive com a publisher Eidos e a entrada da Sega, em 2004, levaram ao nascimento do Football Manager. Com 21 edições lançadas desde então, este é um jogo que te vai dar a experiência do que é gerir um clube de futebol. Enquanto treinador, podes ficar responsável ou delegar tarefas como o recrutamento de jogadores e staff, preparação de treinos, negociações contratuais, gestão de orçamento e, claro, gerir o teu plantel – o que pode ser complicado com a personalidade de alguns jogadores. Define objetivos e sê realista com as promessas que fazes. Não queres que o balneário se vire contra ti numa altura decisiva da época.

 

 

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SimCity

A primeira edição deste jogo foi lançado em 1989 e era compatível com plataformas como a Super NES, a Atari ST e ZX Spectrum. Lançado pela última vez em 2014, em SimCity tu és o gestor da tua cidade. Começas o jogo como presidente e logo aí recebes um mapa em branco onde podes começar a desenvolver cidade com o orçamento que está disponível. Decidir zonas comerciais, industriais e de residência, desenvolver a rede elétrica, de distribuição de água ou gestão de resíduos e construir edifícios públicos como tribunais ou hospitais, estas decisões estão todas nas tuas mãos. Embora grande parte do lucro seja obtido através da cobrança de taxas e impostos, a legalização do jogo ou a construção de edifícios como prisões ou bases militares podem gerar uma fonte de rendimento extra para a tua cidade. 

 

 

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F1 Manager

Imagina um jogo de corridas onde és tu o diretor da equipa. Em F1 Manager, tu tornas-te a figura principal de uma das 10 equipas de Fórmula 1 e és responsável pela gestão do orçamento – na F1 há um limite orçamental que tem de ser cumprido e qualquer gasto superior é penalizado -, desenvolvimento do carro e também pelos contratos dos pilotos. Podes começar em qualquer uma das equipas, das eternas favoritas aos que estão a lutar para crescer e disputar títulos. Durante as corridas, és tu quem escolhe a estratégia, quantas paragens vão ser feitas, os pneus que vão ser utilizados e o ritmo que o carro vai utilizar nos diferentes períodos. Embora o jogo tenha sido bem-recebido pela crítica, o baixo volume de vendas fez com que a edição de 2025 visse o seu lançamento ser cancelado. 

 

 

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Planet Zoo

O nome do jogo é autoexplicativo. Em Planet Zoo tu és responsável pela construção e gestão de um jardim zoológico. Com mais de 70 espécies disponíveis no jogo, tens de construir os ecossistemas adequados tendo em conta os comportamentos destes animais, que são controlados através de inteligência artificial. Os predadores mantêm os seus comportamentos e podem atacar as suas presas, mas, ao contrário do seu antecessor Zoo Tycoon não podem atacar os visitantes do jardim zoológico. O realismo do jogo vai desde a biologia dos animais, a elementos como o seu tamanho e a esperança média de vida. Para o dia-a-dia do jardim zoológico vais ter de contratar staff e investigadores, construir instalações para visitantes e staff e ser o paisagista das instalações.

 

 

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Rimworld

Despenhaste-te num planeta com outros sobreviventes e agora tens de sobreviver num planeta desconhecido, com habitantes que podem ser tecnologicamente avançado ou então viver em condições primitivas. O objetivo do jogo é assegurar a sobrevivência da colónia e dos seus habitantes, que vão ter pela frente diversos desafios – conflitos internos, fenómenos meteorológicos, ataques de piratas –, com estes eventos a serem gerado pelo storyteller de inteligência artificial. Tu não vais controlar diretamente as personagens, dando ao invés disso tarefas com níveis de prioridade e tens de estar atento às relações e à estabilidade mental dos colonos, pois isso pode impactar a vida da colónia. Para terminar o jogo, deves descobrir como construir uma nave espacial ou encontrar uma, o jogo termina quando escapares do planeta com pelo menos um colono.

 

 

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Anno 1800

A saga Anno leva-te a gerir cidades ao longo da história, tendo inclusive produzido jogos com uma visão futurista, como Anno 2070 ou Anno 2025. Em Anno 1800 viajas para a época da revolução industrial, no “Velho Mundo” e gere a necessidade das diferentes classes que habitam a tua cidade, nomeadamente cidadão, trabalhadores e artesãos, fundamentais para as cadeias de produção e distribuição. Tens de gerir as rotas de comércio ao longo do jogo e também gerir o impacto da industrialização na tua cidade, com o nível de atratividade a baixar na área envolvente à zona industrial. Podes ainda ter em conta que os turistas contribuem para a economia da cidade e não queres deixar ninguém infeliz.