Em entrevista à Forum Estudante, o fundador da Indie X [plataforma de videojogos independentes ] destacava o contributo deste tipo de títulos para o universo do gaming. "O investimento próprio ou de menor volume dá-te margem criativa para testar e fazer novas coisas", sublinhava então Ricardo Campos, antes de explicar: "Fico embasbacado com produções mainstream. Mas surpreendido só fico com jogos indie. Porque só eles me mostram coisas que não estava à espera".
Tecnicamente, um jogo indie ou "independente" é produzido por uma equipa pequena (ou até por apenas uma pessoa) sem o apoio financeiro das grandes editoras ou distribuidoras de videojogos. Contudo, a definição é vasta e podemos encontrar, no mesmo grupo, títulos muito diversos. Para alguns, a categoria indie diz respeito sobretudo à estética e mecânica de jogo.
"Fico embasbacado com produções mainstream. Mas surpreendido só fico com jogos indie. Porque só eles me mostram coisas que não estava à espera".
Ricardo Campos, fundador da Indie X
Ao longo dos anos, são muitos os casos de videojogos indie que se tornam muito populares e chegam mesmo a afetar as tendências mainstream. Os casos de Minecraft (2011), The Stanley Parable (2013) ou Braid (2008) são alguns dos exemplos recentes.
Por essa razão, a indústria de videojogos indie "tem sido um pilar de criatividade e liberdade para muitos dos jogos comerciais", sublinha Tabitha Baker, no portal The Indie Game Website.
Conhece alguns dos títulos mais esperados no universo dos videojogos indie.
#1 Nerobi
Em Nerobi, terás de ajudar o protagonista a recuperar a memória depois deste a perder numa luta contra o Demónio do Esquecimento. O jogo, desenhado à mão, passa-se no "Mundo Médio" por onde Nerobi terá de passar, e lutar contra as ameaças que habitam este universo de espíritos e demónios para conseguir voltar a recordar o seu passado.
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#2 12 Minutes
Desenvolvido pelo português Luís António, 12 Minutes passa-se num pequeno apartamento, com vista de topo. O jogador terá de jogar repetidamente, em ciclos de 12 minutos, sem qualquer informação sobre o caminho a percorrer, procurando resolver um mistério.
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#3 Sable
Em Sable, o jogador tem a oportunidade de explorar um platena alienígena, conhecendo monumentos antigos e ruínas misteriosas. O design é inspirado no universo da Banda Desenhada e apresenta como principal objetivo "estimular a curiosidade".
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#4 Carrion
Carrion propõe ao jogador uma mecânica invertida: neste jogo, o utilizador controla uma criatura monstruosa que assombra um edifício. À medida que os níveis vão sendo ultrapassados, os poderes do jogador vão aumentando.
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#5 Ooblets
Ooblets descreve-se como o encontro entre Pokémon, Animal Crossing e Harvest Moon. A mecânica de jogo envolve a gestão de uma quinta, o treino de ooblets, a exploração de terrenos e... batalhas de danças.
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#6 Minute of Islands
A jovem mecânica Mo explora um arquipélago de "ilhas maravilhosas e labirintos escuros", fazendo reparações em estruturas estranhas e complexas. Os estragos, contudo, poderão ser maiores do que o esperado e Mo terá de vestir o papel de heroína.