Situado num dos pavilhões da Qualifica, em Matosinhos, no Porto, o stand do IEFP facilmente capta a atenção de quem passa. Divididos em estações, jovens de várias áreas profissionais evidenciam as suas aprendizagem, realizando tarefas tão diversas como tratamentos de estética, exercícios de soldadura ou demonstração de tecnologias digitais como Impressão 3D.  

 

 

Conforme explica a vogal do Conselho Diretivo do IEFP, Ana Elisa, esta dimensão prática das demonstrações está alinhada com a estratégia deste instituto. "É importante que os jovens possam ver, de facto, o que podemos fazer pelas suas qualificações e pelo seu futuro", sublinha, destacando este espaço expositivo como uma forma de os visitantes poderem "perceber em concreto o que é cada profissão". 

O critério do IEFP para a escolha das cerca de 10 profissões em exposição foi considerar que são "profissões emergentes", com grande procura por parte do mercado de trabalho, que possam motivar os jovens e sejam estratégicas para o país, conta Ana Elisa. O espaço acaba por ser também visto como uma forma de divulgar as opções profissionalizantes junto de vários públicos, com a ajuda os jovens que participam nas opções formativas do IEFP. 

 

Rumo ao nível 4. Quais as opções de dupla certificação?


São várias as opções de cursos que garantem aos estudantes uma dupla certificação (nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações): a conclusão do ensino secundário e a preparação para uma profissão. Conhece a oferta e avalia qual será a mais adequada ao teu perfil.


 

Para Ana Elisa, o ensino profissional [comumente entendido como o conjunto de opções formativas e educativas que, tal como os Cursos de Aprendizagem do IEFP, conferem uma certificação nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações] traz aos jovens benefícios únicos: "A dimensão prática traz aos estudantes outra perspetiva, nomeadamente ao poderem integrar de imediato a profissão que pretendem".

Por outro lado, destaca, as mudanças estruturais que permitiram a criação de uma via de acesso ao ensino superior exclusiva para os estudantes de opções formativas e educativas profissionalizantes vieram faciltar a transição destes jovens para o ensino superior. Um passo importante para quem pretenda complementar o crescimento que o ensino profissional garante, conclui: "Há uma aprendizagem muito grande, quer sobre a profissão como sobre a área escolhida, oferecendo uma perspetiva mais abrangente, através do contacto com o mundo do trabalho".