O Politécnico de Leiria define-se como uma instituição pública de ensino superior que oferece "uma formação diversificada de qualidade, focada nas necessidades do mercado de trabalho". "Queremos proporcionar-te a melhor experiência académica num espaço multicultural e inclusivo", destaca o Politécnico de Leiria, no seu site. Conhece seis elementos que distinguem o IPL.


#1 Ligação às empresas


leiriain144


Anualmente, 50 jovens estudantes do ensino secundário e profissional de todo o País participam na semana temática “Leiria In – Semana da Indústria”. A semana inclui workshops, atividades de lazer e diversão, experiências culturais, e visitas a mais de vinte empresas e indústrias. O principal objetivo é mostrar a importância da indústria para a economia e desenvolvimento de Portugal e dar a conhecer a formação do Politécnico de Leiria nesta área.

 


Ligação ao mercado de trabalho
+ 800 Acordos de colaboração com instituições e empresas
+ 1.300 Ofertas na Feira do Emprego do Politécnico de Leiria
+ 2.500 Estágios por ano



O Politécnico de Leiria promove mais de 2500 estágios por ano, especialmente dirigidos aos estudantes dos diferentes cursos.
Outra das marcas da ligação do Politéncico de Leiria são as Bolsas + Indústria. Esta é uma iniciativa através da qual as empresas da região de Leiria entregam mais de 50 de bolsas de estudo aos melhores estudantes do IPL.

 

Clica nas setas abaixo, para saber mais sobre o IPL.



#2 Pedalar para um campus sustentável

2banner 2

 

O Politécnico de Leiria coloca à disposição dos seus estudantes bicicletas elétricas que podem ajudar a sua mobilidade. Para além de promover hábitos de vida saudáveis, o objetivo deste programa passa por reduzir a pegada ecológica, baixando o consumo de combustíveis e o número de automóveis que circulam nos campi do IPL.

No total, são mais de 220 bicicletas que podem ser utilizadas pela comunidade académica nas suas deslocações diárias. As bicicletas têm uma autonomia de 100 quilómetros e podem ser estacionadas nos lugares reservados nos vários campi, unidades de investigação e serviços do Politécnico de Leiria, onde poderão também carregar a bateria gratuitamente.

 

Clica nas setas abaixo, para saber mais sobre o IPL.


 

#3 Liderar internacionalmente


IPLeiria

O Politécnico de Leiria aliou-se a sete instituições de ensino superior da Áustria, Holanda, Finlândia, Hungria, Irlanda e Portugal, para criar uma universidade europeia. Recentemente formalizado em Bruxelas, o consórcio Regional University Network – European University (RUN-EU) irá desenvolver vários programas internacionais, sendo igualmente implementados projetos de cooperação internacional no âmbito da investigação e desenvolvimento.

No futuro, informa o IPL, os estudantes terão ainda a oportunidade de obter duplas/múltiplas titulações europeias no âmbito de programas conjuntos de formação. Os estudantes tiveram igualmente um papel preponderante neste projeto, apresentando as suas ideias para construção do que será a nova universidade europeia.

 

Clica nas setas abaixo, para saber mais sobre o IPL.


 

#4 Ter uma cultura empreendedora e criativa


Leiriaagq0

O Politécnico de Leiria integra a rede Poliempreende com o objetivo de "fomentar uma cultura empreendedora e que impulsione o desenvolvimento de competências por parte dos estudantes". Desta forma, é possível estimular o empreendedorismo e proporcionar saídas profissionais através da criação do próprio emprego, acrescenta o IPL.

 


Qualidade e Inovação
+1000 Professores / 60% doutorados
+130 Laboratórios
15 Unidades de investigação
1 Centro de Transferência de Conhecimento
1 Parque Tecnológico
3 Incubadoras de empresas


O Poliempreende é uma iniciativa promovida por instituições de ensino superior politécnico que incentiva e apoia a criação de projetos de vocação empresarial, fomenta a cultura empreendedora, promove a criatividade e inovação, e premeia os melhores projetos.

De igual forma, no ecossistema de inovação do Politécnico de Leiria estão incluídas várias incubadoras de empresas que facilitam o desenvolvimento e a aceleração de projetos e a criação de novas ideias com vocação empresarial e social.


Clica nas setas abaixo, para saber mais sobre o IPL.



#5 Dar prioridade à inclusão


braille 1420092

O Politécnico de Leiria é um modelo internacional de boas práticas de inclusão, destacando-se o trabalho realizado pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital, sediado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS). Ao abrigo deste projeto, dezenas de pessoas com diversidade funcional são acompanhadas diariamente, disponibilizando-se os recursos necessários que permitem analisar problemas ligados ao processo ensino/aprendizagem, com o objetivo de diminuir dificuldades e privilegiar a igualdade de oportunidades.

 

 

Destacam-se igualmente as ações desenvolvidas no apoio à comunicação dirigidas a pessoas com incapacidade intelectual ou com limitações de outra natureza, facilitando por exemplo a comunicação em situações de doença e nos contactos com os profissionais de saúde.

Para além de acompanhar estudantes com necessidades educativas, este Centro desenvolve ainda serviços de apoio em prol da comunidade, nomeadamente através da criação de livros inclusivos, guiões turísticos multiformato, brinquedos adaptados e ações de formação e sensibilização, no âmbito da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.


Clica nas setas abaixo, para saber mais sobre o IPL.


 

#6 Ter impacto na sociedade

 

CDRSP

Durante estes desafiantes tempos de pandemia, a comunidade académica do Politécnico de Leiria teve uma postura ativa, no combate à Covid-19. Os estudantes do quarto ano do curso de enfermagem da Escola Superior de Saúde voluntariaram-se para apoiar a zona de testes à Covid-19 e à Área Dedicada Covid-19 – ADC Comunidade, no Estádio de Leiria.

Esta participação contou igualmente com o empenho de um estudante do mestrado de Engenharia Informática – Computação Móvel da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, que criou e elaborou de raiz a plataforma de agendamento SiReGI – Sistema de Registo e Gestão da Informação.

 

 

Num outro projeto, o Politécnico de Leiria, em conjunto com vários parceiros locais, já ofereceu mais de 9.000 viseiras de proteção contra a Covid-19 para apoiar quem se encontra na linha da frente do combate à Covid-19: profissionais de saúde, bombeiros, forças policiais, instituições de solidariedade social, entre outras. Ao mesmo tempo, os estudantes e investigadores do Politécnico de Leiria criaram um protótipo de câmaras de entubação que poderá salvar vidas, no futuro.