#1 Comunidade para uma Vida Saudável

Comunidade Vida Saúdável


Com o objetivo de promover, simultaneamente, a atividade física e a coesão social, um grupo de estudantes da licenciatura em Desporto do IPS criou o “Comunidade para uma Vida Saudável”. Este projeto de voluntariado combate o isolamento social de idosos em bairros carenciados, através da realização de ações desportivas como caminhadas. “Recorremos à promoção da atividade física para alterar comportamentos e reduzir o isolamento social que afeta a qualidade de vida”, explicam os fundadores do projeto que recebeu, em 2019, o Prémio de Voluntariado Universitário, atribuído pelo Santander Universidades.

Sabe mais aqui.

 

Clica nas setas abaixo para conhecer os projetos seguintes.


 

 

#2 Atribuição de Bandeira-Verde Eco-Escolas

 

Bandeira Eco Escolas


Durante o ano letivo 2018/2019, o Politécnico de Setúbal inscreveu as suas cinco escolas superiores no programa Eco-Escolas. Em outubro de 2019, as cinco unidades de ensino do IPS seriam distinguidas com galardões Bandeira-Verde como forma de reconhecimento “das práticas sustentáveis envolvendo a comunidade académica e local”, destaca o programa, no seu site. A atribuição desta distinção pressupõe, por exemplo, a realização de uma auditoria ambiental, a construção de um plano de ação, a integração de atividades Eco-Escolas nos planos curriculares e o envolvimento da comunidade académica e local.

Sabe mais aqui.



Clica nas setas abaixo para conhecer os projetos seguintes.


 

#3 Remoção de Lixo do Sado

 

Recolha Lixo Sado

 

Todos os anos, o Politécnico de Setúbal inclui uma ação de limpeza das margens do Estuário do Sado no programa de integração dos novos estudantes. A operação é vista como “uma praxe diferente” pelo IPS e pela sua associação académica, estimulando o trabalho cooperativo e o conhecimento mútuo de todos os estudantes, enquanto é oferecida a oportunidade de fazer a diferença. Em setembro de 2019, a ação recolheu, ao longo de um dia, perto de duas toneladas e meia de lixo, contando com a participação de um total de 600 estudantes. Esta ação conta com a parceria da cooperativa Ocean Alive e com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia do Sado.

Sabe mais aqui.

 

Clica nas setas abaixo para conhecer os projetos seguintes.



#4 Apoio a banhistas com mobilidade reduzida

 

Praia Acessível


Desde 2018, os estudantes do IPS apoiam pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida a aceder às praias, no âmbito do projeto “All and One”. As tarefas dos estudantes vão da disponibilização de equipamentos (como cadeiras anfíbias que facilitam o acesso à água e sinalética) ao apoio assistido durante o banho de mar, passando pela realização de atividades de lazer. Em 2019, foi duplicado o número de estudantes do IPS que participaram, sendo estes alunos das licenciaturas em Desporto, Fisioterapia e Animação e Intervenção Sociocultural. Este projeto conta com a parceria da Câmara Municipal de Sesimbra. Em 2020, alarga-se a parceria à Câmara Municipal de Setúbal.

Sabe mais aqui.

 

Clica nas setas abaixo para conhecer os projetos seguintes.



#5 Combate à pandemia de Covid-19

 

Covid 19 IPS


O combate do IPS às consequências da pandemia do novo coronavírus fez-se em várias frentes. Desde cedo, foi criada uma equipa multidisciplinar para apoiar a comunidade, com a produção de milhares de litros de álcool gel e viseiras de proteção, com recurso a impressoras 3D, contando com a parceria da Casa Ermelinda Freitas e da Lauak. Por outro lado, procurando apoiar os estudantes afetados economicamente pela Covid-19, o IPS criou o “Unidos@IPS” – um programa de auxílio de emergência suportado por receitas próprias e donativos de empresas. Destaque ainda para a Associação Académica do IPS que viu o seu projeto “Estudar Sem Barreiras” (que garantiu acesso à Internet a 25 estudantes) receber o Prémio Santander Uni Covid-19.

Sabe mais aqui.