Amanhã, 5 de maio, comemora-se, pela primeira vez, o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A data foi consagrada pela UNESCO no calendário internacional, no final do ano passado, depois de proposta apresentada por todos os países lusófonos, em outubro, à organização das Nações Unidas.

Foi com o objetvo de assinalar a efeméride que a Porto Editora, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e o Plano Nacional de Leitura criaram o concurso literário "Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa".

 

 

O concurso tem a particularidade de se dirigir "aos muitos milhares de alunos que estão a frequentar cursos de língua e cultura portuguesas um pouco por todo o mundo", explica a Porto Editora, em comunicado.

Para participar, os estudantes devem escrever um conto inédito (entre uma a três páginas), cuja autoria e originalidade deve ser atestada pelo respetivo professor. Existem categorias criadas a partir da idade dos estudantes (dos 8 aos 14 anos e a partir dos 15 anos) e dos níveis de proficiência da língua dos alunos.

 

portoeditora

Os trabalhos serão depois avaliados por um júri de cinco elementos em representação das três entidades organizadoras (Porto Editora, Camões, I. P. e Plano Nacional de Leitura). Os vencedores serão conhecidos a 5 de maio de 2021.