Fazer um período de mobilidade pode ser uma forma de "melhorar as competências pessoais, profissionais e linguísticas", começa por recordar o Politécnico de Tomar. É por essa razão que, esta instituição de ensino superior oferece várias soluções aos seus estudantes, para que possam escolher a que melhor enquadra no seu perfil. Conhece três opções.


 

#1 Programa Erasmus+

Erasmus

 
Este conhecido programa europeu abrange dois tipos de mobilidade: mobilidade de estudos (realização de um período de estudos numa instituição de ensino superior de outro país participante) e mobilidade de estágio (realização de estágios em empresas, centros de formação, centros de investigação ou outras entidades de outro país). Para além dos Estados-membros da União Europeia, o programa inclui ainda protocolos de cooperação com a Macedónia do Norte, a Islândia, o Liechtenstein, a Noruega e a Turquia, no âmbito do Programa KA103 e com outros países fora da Europa, no âmbito do Programa KA107. 

Para realizar um período de estudos em mobilidade, os estudantes necessitam de ter concluído o primeiro ano do curso (em cada ciclo de estudos), podendo estudar entre 3 a 12 meses num outro país. Já os estágios podem ser feitos em todos os ciclos de ensino e até um ano depois de ter terminado o mesmo, com as durações a variarem entre 2 e 12 meses. É ainda possível fazer mais do que uma mobilidade de estudos ou de estágio (desde que não seja ultrapassado o limite total de 12 meses).

 


"Foi uma experiência única e inesquecível. Se pudesse, ia outra vez, porque conheci muitas pessoas que nunca hei-de esquecer, uma cultura diferente e aprendi muitas outras coisas que me fizeram crescer"
Águeda Varela, estudante de Comunicação Social que fez Erasmus na Lituânia


 

Financiamento e apoio

Para cobrir os gastos envolvidos com um período de mobilidade internacional, o programa prevê a atribuição de uma bolsa. O valor deste apoio financeiro foi definido pela Agência Nacional Erasmus+, tendo por base os custos de vida de cada país. Podes consultar a tabela de bolsas através deste link.

Por outro lado, durante o teu período no estrangeiro, é também oferecida a possibilidade de fazer um curso de línguas online, para melhor te adaptares ao idioma e cultura local. No final, é atribuído um certificado do nível alcançado.

 

Vídeo realizado pelo IPT com estudantes Erasmus+ Incoming (2019/2020)


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#2 Bolsas Santander Ibero-Americanas


Bolsas Unimar Santander

O acordo estabelecido entre o Santander e o Politécnico de Tomar permite o reforço da mobilidade e do intercâmbio entre estudantes de instituições de ensino superior sul-americanas e da Península Ibérica. Desta forma, através do programa Bolsas de Mobilidade Santander Ibero-Americanas, os estudantes do IPT podem realizar períodos de estudos em países como Argentina, Brasil, Chile, Perú, Colômbia, Espanha, México, Portugal, Porto Rico e Uruguai. Podes consultar a lista completa de universidades participantes aqui.

Estes períodos de mobilidade têm a duração de um semestre (seis meses), sendo necessário apenas ser estudante de um curso de licenciatura ou mestrado do IPT. O valor total da bolsa é de 2300€, para financiar os custos inerentes à experiência no estrangeiro. As candidaturas, por norma, estão abertas até dia 15 de dezembro.

Para mais informações, clica aqui.

O Instituto Politécnico de Tomar disponibiliza ainda mobilidades de estudos e de estágios no âmbito de acordos bilaterais.

parcerias mundo

Rede de parcerias internacionais do Politécnico de Tomar.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#3 Programa Vasco da Gama


pvgtopo

Para ser produtivo, um período de mobilidade não terá de ser necessariamente internacional. Há aprendizagens e conhecimentos relevantes que poderão ser garantidos ao fazer um período de mobilidade numa outra instituições de ensino superior portuguesa. Foi com este objetivo em mente que, em 2000, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos criou o Programa Vasco da Gama. 

No âmbito deste programa, os estudantes do IPT podem realizar um período de estudos ou de estágio em qualquer escola superior de um instituto politécnico nacional. Podes conhecer a listas de instituições aderentes aqui

Durante seis meses ou um ano, os estudantes interessados podem, desta forma, experimentar, por exemplo, estudar fora da sua área de residência (ou mais perto dela) e conhecer em profundidade a cultura de uma região portuguesa.

Para mais informações, clica aqui.