O pop it é uma versão mais recente de fidget toy que se tem tornado cada vez mais comum, invadindo as prateleiras de lojas físicas e virtuais. Mas fica a questão: será que realmente ajuda na redução do stress? E, afinal, uma criança pode estar stressada? Neste texto, explicamos o sucesso que este brinquedo faz entre os jovens.
Em inglês, o termo “fidget” quer dizer inquietação, que surge à tona através de pequenos movimentos, geralmente das mãos ou pés. Sabes quando ficas a bater os pés no chão quando estás nervoso ou clicas na caneta para passar o tempo? Esse é o tipo de inquietação para a qual estes brinquedos oferecem uma alternativa. O pop it, por exemplo, simula um plástico de bolha infinito, que pode ser rebentado várias vezes seguidas. Outro fidget toy que se tornou popular há alguns anos atrás foram os spinners.
Eles reduzem o stress?
A resposta mais simples é “sim”. O pop it, por exemplo, pode vir com várias cores, tamanhos e diferentes quantidades de bolinhas - e a sua utilização ajuda a relaxar o corpo e mente tanto de adultos como de crianças.
Segundo um artigo publicado no site The Conversation e escrito pela professora de Media Computacional da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, Katherine Isbister, a utilização destes brinquedos, no geral, não é apenas uma tendência que desaparecerá em breve.
Em conjunto com alguns colegas, esta professora estudou como adultos e crianças costumam interagir com esses objetos. O jogo que requer a nossa atenção é naturalmente relaxante e ajuda a distrair a mente. Além desse tipo de brinquedo, os adolescentes também costumam distrair-se com outras formas de entretenimento, como os jogos eletrónicos. Já os adultos, têm um leque ainda maior de alternativas, podendo, além de jogar online e assistir a outros players praticando o eSporte em questão, visitar as casas de apostas com bônus sem depósito e aproveitar mais uma camada de diversão durante os torneios de sua modalidade favorita. Esses sites permitem que você dê palpites em esportes variados, se divertindo sem colocar a mão no bolso e aproveitando maiores chances de vencer um palpite.
De onde vem a inquietação?
Os fidget toys surgiram com um propósito claro - mas de onde, exatamente, vem a inquietação com a qual eles buscam lidar? Na verdade, costumamos nos sentir inquietos durante tarefas compridas e em situações em que é necessário prestar atenção por muito tempo, como em reuniões longas. De acordo com Isbister, muitas pessoas acham que conseguem manter melhor a atenção quando mexem em um objeto com as mãos - eles funcionam como um ajuste fino para foco.
No seu artigo, ela disse que a pesquisa em psicologia referente à busca de sensações traz uma revelação de que as pessoas costumam tentar ajustar as suas experiências e ambientes para que eles forneçam um nível específico de estímulo. Isso porque pessoas diferentes se adequam a circunstâncias diferentes.
“As pessoas ajustam seus ambientes para fazer as coisas da maneira certa — por exemplo, colocando fones de ouvido em um ambiente de escritório barulhento para mudar para menos ruído perturbador”, afirmou Katherine Isbister. Já outras pessoas preferem trabalhar em ambientes barulhentos. Assim, ela explicou que o pop it pode ser usado como instrumento para que a pessoa mantenha a calma e foco ao mesmo tempo em que permanece parada.
Já as crianças, apesar de não serem inerentemente estressadas, podem sentir raiva ou ansiedade. Segundo a pesquisadora, muitos pequenos afirmaram que esse tipo de brinquedo as ajuda a controlar as emoções. Ela exemplificou: “Eles podem apertar uma bola antiestresse quando estão com raiva, ou acariciar um brinquedo macio e felpudo quando estão ansiosos”.
Algumas crianças relataram que, com a atividade, a “atitude, atenção, habilidades de escrita e interação com os colegas melhoraram” na escola. Há também indícios de que ela pode ajudar pessoas com transtorno do déficit de atenção e com hiperatividade.