Se conseguir ser bom aluno e não se isolar do resto do mundo, fechado nos livros ou no computador, então as probabilidades de ter um bom emprego aumentam exponencialmente. Bom aluno com abertura de espírito, interesse pelo mundo, capacidade de relacionamento e de intervenção tem, muito provavelmente, a passadeira vermelha estendida para o emprego que quiser, assim que acabar o curso.
É o caso de Mariana Egídio e o sonho de Daniel, Fernando e Inês ….


marianaegidio

Mariana  Egídio, 23 anos
Terminou o curso de Direito, em 2009, com uma média final de 18 valores. Hoje é Advogada- Estagiária na sociedade de advogados Sérvulo & Associados, para além de ser Assistente Convidada na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na área de Ciências Jurídico-Políticas (Direito Constitucional I e II).

Notas e prémios: entrei na faculdade com a média de 19, 6 valores e ao longo do curso, ganhei vários prémios, entre os quais:
- Prémio de melhor aluno na menção de Jurídico-Políticas (18 valores), atribuído pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; (anos lectivos 2008/2009; 2007/2008).
- Prémio de melhor aluno na cadeira de Direito Comunitário I (18 valores), atribuído pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ano lectivo 2006/2007)
- Prémio de melhor aluno  na cadeira de Direito Administrativo I (18 valores), atribuído pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ano lectivo 2005/2006)
- Bolsa de mérito, atribuída pela Universidade de Lisboa aos melhores alunos, nos anos lectivos 2004/05, 2005/06, 2006/2007, 2007/2008.
-1.º lugar no I Prémio Wolters Kluwer de Artigos Jurídicos Doutrinários
- Vencedora da 2.ª edição do Moot Court Nacional de Direito Constitucional, 2006, em equipa.
Segredos: uma grande capacidade de trabalho e de organização pessoal. Saber estabelecer prioridades e equilibrar o estudo com outras actividades. Embora pareça pouco original, ler muito, porque nesta área é essencial actualizar os conhecimentos. E sobretudo, não encarar nada como certo. Duvidar, comparar posições e procurar ter uma opinião fundamentada sobre os assuntos. Desenvolver o espírito crítico. 
Hobbies: ler, passear, ir ao cinema e ao ginásio.
O que mais valorizas... Inteligência, espírito crítico e honestidade
Um bom aluno é.... Um bom aluno, em bom rigor, constrói-se, vai-se formando ao longo do tempo. Portanto, para mim, um bom aluno é alguém que está permanentemente insatisfeito com o seu desempenho e procura sempre fazer melhor e superar o seu próprio trabalho e o dos outros.
Quando pensavas em terminar o curso, o teu sonho era... estagiar na sociedade onde actualmente estou, na área de Direito Público, conseguir ser Assistente na Faculdade e prosseguir a minha formação académica.


Danielfreitas

Daniel Freitas, 18 anos - melhor aluno do país
Foi o melhor aluno do país a candidatar-se ao Ensino Superior no ano lectivo 2009/2010. Estudou no Colégio de Lamego, em Viseu e, com uma média de 19,9 valores, podia ter seguido qualquer curso à sua escolha. Medicina teria sido a opção mais óbvia, mas deixou-a para segunda opção. A primeira foi ditada pelo sonho: Engenharia Informática e de Computação.

Notas e prémios: Entrei na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) com 19,9 e fui distinguido com o Prémio Nacional Professor Doutor José Pinto Peixoto atribuído ao melhor aluno nacional
Segredos: Saber gerir bem o tempo! É possível fazer tudo o que queremos se formos organizados. Ir às aulas, estudar diariamente, fazer os trabalhos de casa. Ser ávido de conhecimento, procurar, pesquisar, ter vontade de aprender.
Hobbies: Estar com os meus amigos, navegar na Internet, jogar videojogos, ler, jogar futebol, ver séries de televisão.
O que mais valorizas: a amizade e a inovação.
Um bom aluno é... alguém que gosta de aprender e que tem amor ao conhecimento
Quando terminares o curso, o teu sonho é... trabalhar numa grande empresa como a Microsoft, a Google ou a NASA.


fernandomarques

Fernando Marques, 20 anos
Estuda no 3.º ano na Licenciatura em Gestão, na Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã. Durante três anos, foi distinguido como um dos melhores alunos da cidade e entre o seus sonhos está o de ser docente universitário.

Notas e prémios: Ingressou na UBI com a média de 17,99 Valores.
Diplomas de melhores alunos da Cidade da Covilhã, relativos aos 6.º, 9.º e 12.º anos (fim do 2º e 3º Ciclos e Secundário, respectivamente).
Bolsa de Mérito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na Universidade da Beira Interior, pela média de 18,2 valores no 1.º Ano de Licenciatura, recebida em Junho de 2009.
Segredos: Não me parece que existam grandes segredos para se ser um bom aluno. (...) Qualquer pessoa tem uma área onde estará mais à vontade que outras. No meu caso, é a área das Ciências. Pelo menos nesta área das Ciências não existe nenhum segredo em especial para se ter uma boa classificação. A única (e grande) necessidade (e que alguns gostam de lhe chamar segredo) é a prática. Tal como o Prof. Dr. Nuno Crato dizia num dos seus artigos de opinião (“Passeio Aleatório”) no jornal Expresso, intitulado “Praticar, Praticar, Praticar”, esse será o “segredo” para o sucesso nesta área. (...) A Matemática não é nenhum “bicho papão”. A Matemática apenas exige dedicação e muito trabalho. Voltando aos “segredos”, de facto não me parece que existam. Tal como referi anteriormente, o verdadeiro “segredo”, que é do conhecimento geral, é “Praticar, Praticar, Praticar”!
Hobbies: Tenho dois principais: Numismática e Matemática, pela qual sou apaixonado. Gosto também de reservar sempre algum tempo para ver as minhas séries televisivas e filmes favoritos, praticar desporto, entre outros.
Um bom aluno é... Para mim, a definição de um bom aluno, se é que alguma existe, vai bastante além das notas ou dos prémios que se possam, ou não, receber. Claro está que são normalmente as notas que definem um bom aluno, mas apenas as boas notas poderão ficar aquém de definir um bom aluno. Muito mais que elas, um bom aluno é aquele que não pretende esgotar em si as boas notas e que sempre que possível se disponha a ajudar aqueles que possam precisar. (…) Algo que para mim também define um bom aluno é a sua relação com professores com que se tenha relacionado. Para mim, um bom aluno deve-se definir também pela marca que deixa junto desses professores e nos estabelecimentos de ensino por onde passe.
O que mais valorizas...
Aquilo que mais valorizo, quer em termos pessoais, quer em termos profissionais e académicos, sintetizaria-o numa palavra apenas: Integridade.
Quando terminares o curso, o teu sonho é... Tenho dois sonhos. Aquele que talvez já tenha há mais tempo é a Docência. O outro, mais relacionado com esta minha área de formação, será o sonho de qualquer pessoa que se forme nesta área, o desempenho de funções superiores numa grande empresa.


inespotepeq_

Inês Pote, 18 anos
Foi estudante no St. Dominic's International School (no concelho de Cascais), onde concluiu o IB Diploma e após ter sido aceite na University College London, mudou-se de malas e bagagens para a cidade Londrina, para estudar Natural Sciences (Ciências Naturais).

Notas: Conclui o IB Diploma em Maio de 2009 e graduei com 44 pontos / 45 pontos. A equivalência deu uma média de 19 valores.
Segredos: Organização (acima de tudo), pouco stress, verificar que num dia de intenso estudo haja uma recompensa no final (por exemplo, saída à noite com amigos).
Hobbies: Piano, teatro, ginásio, sair à noite com amigos, cinema, encontros em cafés/casa de amigos (ambientes relaxantes..) e jantares!
Um bom aluno é... um que tem vontade de aprender, e é capaz de sair do buraco da preguiça! Um aluno perseverante, que não se deixa levar abaixo quando as coisas correm menos bem.
O que mais valorizo é... a ambição, a perseverança, o bom humor e a aventura.
Quando terminar o meu curso, o meu sonho é continuar cheia de vontade de viver, com um trabalho que me dê vontade de acordar cedo de manhã.