No mundo do trabalho encontramos vários perfis distintos de trabalhadores, em função das respectivas valências de cada profissional. Contudo, as próprias características de cada pessoa podem também ter um impacto significativo quando chega a hora de escolher uma vocação. Por isso, propomos agora 5 carreiras para pessoas introvertidas, para uma vida profissional em que a principal tónica não estará na interação social.


#1 Contabilista


calculator calculation insurance finance 53621

Existem, tanto para os mais apaixonados por letras como por números, diversas carreiras para pessoas introvertidas que prometem encaixar na perfeição com o perfil do profissional. Começamos esta lista apresentando a carreira de contabilista.

Ser contabilista não só é uma atividade bem remunerada como tem bastante procura no mundo dos negócios. A contabilidade afirma-se como uma importante ferramenta de gestão empresarial.

O profissional de contabilidade é essencial para a definição de uma estratégia empresarial vencedora. Hoje em dia, técnico de contabilidade é uma das profissões mais comuns dentro do setor das finanças, encarregando-se de tarefas como organizar, registar e processar dados contabilísticos de um negócio ou definir planos de gestão (ver destaque).


Tarefas associadas à carreira de contabilista
Organizar, registar e processar todos os dados contabilísticos de um negócio;
Classificar toda a documentação da empresa;
Processar o fecho mensal e anual de processos e contas;
Garantir que a empresa cumpre as suas obrigações fiscais;
Definir planos de gestão e articular os mesmos com o técnico oficial de contas;


 

O contabilista passa grande parte do seu tempo imerso em documentação, relatórios de contas e planos estratégicos. Sim, as ocasionais reuniões fazem parte do seu dia-a-dia mas a grande maioria do trabalho assume um cunho individual.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#2 Revisor(a) de Texto


studyinbed

Continuamos a percorrer carreiras para pessoas introvertidas, chegando agora à profissão de revisor de texto. Esta é uma carreira em crescimento, que tem vindo a tornar-se cada vez mais preponderante no presente mundo digital.

Editores e revisores de texto têm vindo a tornar-se cada vez mais requisitados, aplicando-se o seu trabalho tanto a publicações como jornais ou revistas, mas também a livros ou a material publicado apenas online.

 


«À profissão de revisor de texto está associada uma carreira em crescimento, que tem vindo a tornar-se cada vez mais preponderante no presente mundo digital»


 

Esta é uma tarefa popular entre profissionais que trabalham em regime freelancing, portanto há uma probabilidade forte de alguém introvertido conseguir trabalhar nesta área a partir do conforto do seu lar, em frente ao seu computador, sem uma equipa por perto.

Um revisor de texto tem frequentemente também experiência em tradução e escrita criativa. Para seguir esta vocação, o melhor será começar por estudar na área de línguas, nomeadamente tirando um curso de Línguas, Tradução ou um Mestrado na área emergente de Edição de Texto.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.



#3 Fotógrafo/a

 
pexels photo 1540977

Diversas carreiras artísticas têm uma clara quietude associada ao desempenho das suas funções. Um bom exemplo será o do Fotógrafo ou Fotógrafa. Um profissional de fotografia terá, na maioria dos casos, de interagir com o sujeito fotografado. Não obstante, este processo é altamente individualizado, sendo o profissional o único a opinar sobre os ângulos escolhidos.

Posteriormente, é também o fotógrafo ou fotógrafa que edita por norma as fotos, mantendo bastante controlo criativo ao longo de todo o processo e trabalhando acima de tudo em solitude, frente ao computador.

 


«O fotógrafo ou a fotógrafa mantém bastante controlo criativo ao longo de todo o processo produtivo»


 

Uma carreira no mundo da fotografia pode ser bastante lucrativa. De fotografia de casamentos, a fotojornalismo ou fotografia de viagem, muitas são as hipóteses possíveis para criar uma carreira entusiasmante e pouco rotineira investindo nesta área.

Fotografia é uma área que pode ser estudada através do Ensino Artístico no Secundário, por meio de Ensino Universitário ou Profissional/Técnico. É também uma área predileta para certos autodidatas, que chegam a graus de proficiência consideráveis através de um investimento pessoal nesta paixão e área profissional.

 

Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#4 Web Designer


working woman technology computer 7374

Desenhar sites para a internet é uma área bastante lucrativa, sempre com oferta de trabalho e perfeita quando falamos em carreiras para pessoas introvertidas. Um ou uma Web Designer cria conteúdo, páginas e sites para a Internet. Esta é uma das carreiras mais tipicamente características do século XXI e tal, logicamente, implica que tudo nela se passa frente ao computador.

A carreira de Web Designer passa por funções como planeamento, desenvolvimento e acompanhamento de websites ou criação de animações (ver destaque). 


Funções associadas à carreira de Web Designer
Planeamento, desenvolvimento e acompanhamento de websites;
Desenvolvimento de aplicações;
Aplicação de conhecimentos de Design Gráfico para criação do aspeto estético de um Website;
Criação de animações.



É, uma vez mais, uma área muito forte no que diz respeito à presença de freelancers. O Web Design pode, de forma frequente, dedicar-se à sua atividade à distância, a partir de qualquer parte do mundo, e com o nível de reclusão com que se sentir mais confortável.

Se este ou esta profissional operar num ambiente mais tradicional de escritório, não é por isso que o seu trabalho não continuará a ser, na esmagadora maioria do tempo, altamente individualizado.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#5 Analista de Dados


computerscience

Várias outras profissões poderiam enquadrar-se nesta lógica de carreiras para pessoas introvertidas. Contudo, fechamos esta pequena lista com mais uma profissão em alta demanda no mundo digital: o ou a analista de dados.

O ou a analista de dados é um elemento chave para o sucesso de qualquer negócio nos dias de hoje, analisando, como o nome indica, certos indicadores que determinam o sucesso ou insucesso de uma empresa e que de outra forma não seriam tidos em consideração.


«A ciência de dados é uma das áreas mais apetecívies no campo das tecnologias de informação, nos dias de hoje»


 

A ciência de dados é uma indústria imparável nos dias de hoje, tornando-se uma das áreas mais apetecíveis no campo das tecnologias de informação. Os e as profissionais desta área do saber têm salários competitivos e muita procura no mercado de trabalho.

Os analistas medem tudo o que é passível de ser mensurável no mundo dos negócios e no mundo digital. Um ou uma cientista de dados analisa indicadores e estabelece relações entre os mesmos, apresentando tabelas estatísticas e relatórios como a base do seu trabalho. Todas estas etapas são predominantemente individuais e marcadas pelo cunho pessoal da ou do analista.

 


Texto produzido em parceria com a Zaask. Zaask é o marketplace de serviços líder na Península Ibérica, torna significativamente mais eficiente o processo de contratação de serviços, facilitando assim que clientes e empresas encontrem profissionais de qualquer sector que os ajudem a fazer acontecer. Ao mesmo tempo, é uma ferramenta para que profissionais, freelancers e PMES, de todas as áreas, possam aumentar o seu volume de negócios.