Game Developer
O Game Developer (ou desenvolvedor de jogos) é o profissional que cria os jogos. Nesta função, vais programar, projetar e implementar os elementos técnicos do jogo, desde o design à jogabilidade. Podes desenvolver jogos para as diferentes plataformas existentes: computador, telemóvel, consolas ou browser. Através da implementação de código, vais criar um mundo com imagens e sons e o teu trabalho é muito importante porque, ao longo do jogo, poderás corrigir potenciais bugs (problemas inesperados relacionados com o software) e testar o jogo durante todo o seu processo de desenvolvimento.
Game Designer
Para levar as coisas para o próximo nível (literalmente), temos o Game Designer. O Game Designer foca-se no funcionamento do jogo, criando as regras, os sistemas, a jogabilidade e criando o mundo do qual tu vais fazer parte quando começares a jogar. Uma das principais funções desta profissão é conseguir com que o jogador se mantenha agarrado à narrativa, desenvolvendo a história dos personagens, o diálogo entre os mesmos e trabalhando com os diferentes elementos da equipa.
Guionista
Talvez a tua faceta seja mais virada para a narrativa e não para o trabalho com as máquinas. Gostas de jogar, imaginar mundos e escrever histórias atrativas que mantêm quem te lê atento a todos os detalhes da história, para que não percam pitada do que pode vir a acontecer a seguir. Enquanto guionista vais ter de trabalhar com toda a equipa, transmitir a tua visão para que o jogo corresponda àquilo que imaginas, trabalhar o diálogo, as personagens e as suas histórias. O teu papel também será importante na altura de gravar a voz das personagens, pois aí poderás passar o teu conhecimento aos atores e ajudar aquele pedaço da tua imaginação a ganhar vida.
Compositor
Um bom jogo tem, por norma, uma boa banda sonora. Quantos heróis ou momentos não são associados a uma música épica para um momento de triunfo ou a uma melodia triste que serve para pautar um momento agridoce na história do jogo? Temos também músicas com um tom mais pesado, que inevitavelmente vamos associar à entrada do vilão em cena. A música que criares terá de encaixar no produto final e podes compor para pequenas secções do jogo, ou então ser ambicioso e fazer logo a composição para o jogo inteiro. Com as condições certas, a tua música pode mesmo marcar uma geração inteira.
Game Tester
Se calhar estamos aqui a descrever as profissões erradas e tu gostas mesmo é de jogar. Jogas um ou mais videojogos ao mesmo tempo e não olhas a géneros, da ação à estratégia, do desporto à fantasia. Enquanto Game Tester o teu papel é fundamental para garantir o sucesso dos novos lançamentos no mercado. Durante o seu desenvolvimento vais testar as funcionalidades do jogo e trabalhar com a equipa de desenvolvimento para corrigir possíveis bugs. Além disso, poderás dar a tua perspetiva crítica à equipa sobre o que achaste da jogabilidade e da história enquanto jogador, com estes a ter em conta a tua opinião no desenvolvimento do jogo final.
Animador 3D
Uma coisa é escrever a história e imaginar personagens ou cenários, outra é agarrar nas palavras e dar-lhes uma forma. Como Animador 3D ficas a cargo do desenvolvimento da arte dos personagens, tendo em conta o que está escrito no guião, desenvolvendo dessa forma modelos funcionais. Neste trabalho, vais ter de lidar com diversos softwares e aliar capacidades técnicas e gráficas com competências artísticas. O teu trabalho será feito lado a lado com os designs e os developers, tudo para que cumpram os prazos e para que o jogo chegue às prateleiras ou plataformas digitais na data esperada.
Gestor de comunidade
A cargo do gestor de comunidade está o contacto com a comunidade que cresce à volta do jogo. Nesta função, algumas das tuas responsabilidades passam por transmitir às equipas de desenvolvimento o que os fãs gostam e não gostam, gerir as redes sociais do(s) videojogo(s), contactar com os fãs nos eventos e ser um representante destes. Terás de ter um conhecimento da comunidade onde estás envolvido, bem como boa capacidade de comunicação e organização, para seres um mediador entre os jogadores e os desenvolvedores.