Quando se termina um ciclo de estudos, as interrogações são muitas, mas uma delas atravessa gerações: como fazer para encontrar um emprego? Desengana-te: não há respostas mágicas nem truques na manga.
A questão continua a ser pertinente, embora as opiniões se dividam entre múltiplas mentalidades, personalidades e estilos de vida.
Se por um lado há muita pressão para se ser um “empreendedor” ou ter uma mentalidade individualista no mercado de trabalho quase desde o berço, cada vez uma certa ideia de trabalho – em particular o tradicional trabalho das 9 às 5 - parece estar ultrapassada.
Os nómadas digitais, por exemplo, vieram provar que é possível conjugar trabalho com viagem e há quem o consiga fazer desde que sai da faculdade.
Há quem, por outro lado, depois de se formar, opte por pura e simplesmente partir e conhecer o mundo durante alguns meses ou participar em projetos sociais – que, para além de gratificantes também pode ajudar a enriquecer o currículo.
Seja qual for o timming, e de uma forma ou outra, a questão surgirá a dado ponto. Elaborámos 7 dicas para te ajudar nesse momento.
7 dicas para encontrar o primeiro emprego depois da universidade
Aposta forte no LinkedIn
Ter um LinkedIn atualizado e otimizado é imperativo para qualquer profissional contemporâneo, seja qual for a sua experiência profissional.
Por isso, é muito importante ter uma estratégia bem definida para esta rede social. Por exemplo, deve-se pensar num headline apelativo e claro. Esta é a seção onde o utilizador se define e posiciona no mercado.
Para além disso, a descrição deve ser clara e ter as palavras-chave do setor, indústria ou segmento em que se pretende trabalhar.
A vantagem do Linkedin é indubitavelmente a possibilidade de fazer networking digital, seguir e interagir com personalidades de relevo em determinadas indústrias, estar a par das últimas novidades (notícias, eventos, conferências) e acompanhar as vagas que, de forma muito específica, nos interessam.
Trabalha no teu currículo
Ontem, hoje e sempre - o currículo será sempre importante para qualquer profissional.
Um currículo bem feito deve ser estruturado, claro e objetivo. É certo que um CV tem uma estrutura padrão que deve ser respeitada, mas a criatividade é importante em certas áreas de trabalho, pelo que o documento pode ser alterado em função do objetivo a que se destina. Sê flexível.
Atenção: é muito importante não ter erros de português!
Carta de apresentação
A carta de apresentação não é um elemento obrigatório, mas pode ser fator de desempate em alguns processos de candidatura.
Deve ter um breve resumo do currículo, mas sobretudo, expressar a motivação para concorrer àquela determinada vaga.
Para isso, deve-se fazer uma pesquisa sobre a empresa – e respetivos missão e valores – provando assim que se fez o trabalho de casa.
Estágios nas empresas
No site de noticias de Lifestyle e Cultura - Echoboomer.pt, é apresentado a informação sobre o valor da bolsa de formação IEFP 2022, onde se pode saber mais sobre os estágios deste género no nosso país.
Mas a verdade é que todos os anos há empresas com programas específicos para recém-formados, que são uma boa porta de entrada para entrar em algumas empresas.
Se sonhas em trabalhar em determinada empresa, fica atento às tuas redes sociais – a oportunidade por que esperas pode chegar a qualquer altura!
Prepare-te para a entrevista de emprego
Atualmente há imensas dicas online sobre como te preparar conveniente para uma entrevista de emprego.
Atenção: estar ansioso e nervoso é natural – e, acredita, acontece a todos - mas isso não obstaculiza a que te possas preparar convenientemente para este momento.
Estuda a empresa, o seu produto ou serviço, o seu segmento, indústria ou setor – isso será meio caminho andado para que tudo corra bem.
Convém dizer que para além da tua educação formal – académica – ser-te-ão feitas perguntas sobre os teus interesses pessoais e sobre a tua formação complementar (bootcamps, formações, etc.).
Assim, a montante, deves investir nesse tipo de formação também.
Networking
Há vida para além do LinkedIn e deves manter e alimentar uma rede de contactos pessoais e profissionais.
Os amigos da faculdade muitas vezes tornam-se em parceiros de negócios ou contactos privilegiados dentro das empresas.
Arrisca no teu negócio
É uma dica arrojada, mas se acreditas mesmo numa ideia, vai em frente.
Estrutura um plano de negócios – sólido, consciente e profissional - faz uma auditoria competitiva, rodeia-te dos melhores e atira-te ao mundo dos negócios.
Não serias o primeiro recém-licenciado a vingar no mundo empresarial!