Tendo em conta que "a procura de talento pelas empresas tem crescido nas mais diversas áreas tecnológicas", o Programa UpSkill está de volta para uma terceira edição. Esta iniciativa, que resulta de uma parceria entre a APDC, o IEFP, várias empresas e instituições de ensino superior, tem como objetivo "acelerar a transição para o digital das empresas e a requalificação de pessoas para áreas de forte procura", explica a organização, em comunicado. 

O UPskill, acrescenta a mesma fonte, destina-se a "todas as pessoas desempregadas ou em situação de subemprego que pretendam mudar de vida", uma vez que o programa oferece a oportunidade de "passar a desenvolver a sua atividade profissional numa área tecnológica de grande procura do mercado".

 

UpSkill. Uma oportunidade de preparar o futuro


O programa UpSkill vai requalificar 3000 pessoas, garantindo competências digitais, através de cursos remunerados de 9 meses. As inscrições já estão abertas.


 

 

Após a integração no programa, é possível frequentar ações de formação (em regra, 6 meses) ministradas numa das instituições de ensino superior aderentes, seguida de uma formação em contexto de trabalho numa das empresas que pretende contratar profissionais na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. 

São requisitos de acesso dos candidatos terem o 12º ano completo ou uma licenciatura pós-Bolonha, sendo que a exigência de qualificação mínima dependerá em concreto de cada curso de formação. Um bom domínio de Inglês (B2) também é obrigatório, já que é o idioma mais usado na interação entre equipas e no acesso à literatura técnica. Não são exigidos quaisquer conhecimentos prévios em tecnologia, uma vez que a formação fornecerá as necessárias bases para a requalificação.

 

Bolsa e contratação

O UpSkill inclui uma bolsa de formação, paga pelo IEFP, equivalente ao salário mínimo nacional. Após a conclusão com sucesso da formação, os formandos aprovados pelas empresas serão contratados com um salário mínimo equivalente a 1.200 euros (incluindo subsídio de alimentação).

O processo de seleção para a fase de formação, que agora se inicia, implica a identificação pelos candidatos da área tecnológica que pretende frequentar, seguida da realização de testes psicométricos e de inglês, baseados num portal desenvolvido especificamente para o programa. 

 


O UpSkill inclui uma bolsa de formação, paga pelo IEFP, equivalente ao salário mínimo nacional.

 

Recorde-se que, na 1ª edição, em 2020, candidataram-se mais de 5.300 pessoas, tendo-se selecionado 430 formandos para 25 ações de formação em 7 localidades e 6 instituições de ensino superior. Deste total, foram contratados 80% dos que concluíram a formação com sucesso.

Já na 2ª edição, lançada em outubro de 2021, que decorreu em dois ciclos distintos, foram selecionados cerca de 850 formandos para 50 ações de formação, que se iniciaram em janeiro deste ano em 11 localidades do país, nas instituições de ensino superior aderentes, envolvendo mais de 60 empresas.

Podes saber mais sobre o UpSkill aqui