A plataforma chinesa TikTok vai, nas próximas semanas, implementar uma nova ferramenta que, com recurso a Inteligência Artificial (IA), vai detetar a idade dos utilizadores na União Europeia (UE) através da análise de dados do perfil, conteúdo dos vídeos publicados e sinais comportamentais. O anúncio foi feito na passada sexta-feira, depois da Comissão Europeia (CE) ter ameaçado proibir a utilização da aplicação na UE, com o comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, citado pelo Público, a afirmar numa reunião com um responsável do TikTok que "não é aceitável" os utilizadores terem facilmento acesso a conteúdo perigoso naquilo que aparenta ser um ambiente "divertido" e "inofensivo".
A nova tecnologia de "garantia de idade" (age assurance) dirige-se aos utilizadores que se encontrem no Espaço Económico Europeu (EEE), onde se encontram os países da UE, o Reino Unido e a Suíça. Através deste sistema, a plataforma não dependerá apenas da data de nascimento que é inserida na altura do registo e no caso da tecnologia sinalizar que a conta é pertencente a um menor de 13 anos, esta será encaminhada para uma equipa de moderadores que decidirá a suspensão da conta.
Menores de idade e redes sociais. Um mundo em mudança?

São vários os países que têm vindo a limitar ou mesmo proibir a utilização de redes sociais por parte de crianças e adolescentes. Descobre aqui de que forma esta realidade tem evoluído globalmente.
Depois de um período de testes de um ano realizado no Reino Unido, a empresa proprietária do TikTok, a ByteDance, afirma que o uso desta tecnologia permitiu a identificação e remoção de milhares de contas pertencentes a menores que tinham contornado inicialmente a verificação de idade.
De acordo com o The Guardian, a ByteDance já se encontra a preparar outras medidas para proteger os utilizadores mais jovens da sua aplicação. Entre elas estão a proibição de menores de 16 anos enviarem mensagens diretas e com os menores de 18 anos a ter um limite de utilização de uma hora e não receberem notificações depois da "hora de dormir".






