Atenas
Começamos pela Grécia e pela sua capital, Atenas. Considerada o berço da civilização ocidental e da democracia, esta cidade foi durante largos anos um polo artístico, estudantil e filosófico, ao ser a casa de pensadores como Platão, Aristóteles, Sócrates e Sófocles. Em Atenas, poderás conhecer monumentos como o Partenon, o monumento mais visitado do país e erigido em consagração à deusa da guerra Atena. Visitar este templo, implica conhecer o local onde este se situa – a Acrópole ou “Cidade Alta”, na sua tradução literal. Este era um lugar fundamental nas cidades da Grécia Antiga, que tinha funções de defesa e se assumia também como local de culto para a população ateniense. Saído da Acrópole e aproveitando o balanço da descida, passa pela Ágora, que na antiguidade era o centro da vida social, política e comercial da cidade. Outro monumento que não podes ignorar nesta visita pela capital grega é o Estádio Panatenaico, local onde se celebraram os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896.
Outros locais a visitar: Praça Sintagma, Templo de Zeus, Teatro de Dionísio, Ágora Romana, Biblioteca de Adriano, Jardim Nacional e colina das Musas.
Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.
Roma
Continuamos a nossa viagem pela antiguidade e vamos visitar outra cidade que marcou a história do Mundo. Falamos de Roma, que foi outrora capital do império que dominou grande parte da Europa. Nesta visita à cidade imperial, não podíamos deixar de começar por recomendações como o Coliseu de Roma, estrutura com quase 2 mil anos de existência e que recebe 6 milhões de visitantes por ano. Junto ao Coliseu, encontrarás o Fórum Romano, local onde se desenvolvia a vida pública, cultural e religiosa da cidade antiga. Não podemos esquecer a famosa Fontana di Trevi, imortalizada pelo realizador Federico Fellini em La Dolce Vita – a maior fonte da cidade e onde o público aflui em massa só para fazer o seu desejo. Destaque ainda para a cidade do Vaticano, onde podes conhecer os seus jardins, a Praça e a Basílica de São Pedro e ficar a conhecer aquela que é a sede e o coração da religião católica. Esta é também a oportunidade de ver ao vivo a Capela Sistina e o seu icónico tecto, pintado por Miguel Ângelo no início do século XVI.
Outros locais a visitar: Catacumbas, Circo Máximo, Arco de Constantino, Basílica de São Clemente e Parque do Gianicolo
Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.
Florença
Continuamos por Itália e viajamos para norte de Roma. Vamos para Florença, o berço do Renascimento e onde habitaram alguns dos maiores artistas e pensadores deste período. As maiores obras da cidade foram em grande parte influenciadas pelos artistas da época e são o seu cartão de visita. Passa pela Piazza del Duomo, a praça central de Florença, onde em seu redor poderás encontrar muitas das outras atrações da cidade. Visita a Catedral de Florença onde a altura, no topo da cúpula, chega aos 100 metros. E conhece o Campanário de Florença, outra obra imponente da cidade. O Batistério de Florença, tal como o Campanário, também está inserido na Catedral, e tem trabalhos de artistas como Miguel Ângelo e Donatello. Visita também a a Galeria dell’Academia onde poderás encontrar a escultura original de David, esculpida por Miguel Ângelo e outros trabalhos feitos por Artistas que estudaram na Academia de Belas-Artes.
Outros locais a visitar: Palazzo Pitti (Jardim de Boboli), Piazzale Michelangelo, Piazza della Signoria, Santa Croce
Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.
Granada
Bem perto de Portugal, encontramos uma cidade que nos leva até outro dos impérios que tocou a Península Ibérica além do Romano, falamos-te do Império Almorávida, que influenciou em muito a arquitetura da cidade de Granada, no sul de Espanha. Começa primeiro pela Alhambra, ou castelo vermelho, local ilustrativo do poder da dinastia nasrida, e que é constituída por uma cidadela, um palácio e uma fortaleza árabe. Com a imponente Sierra Nevada como plano de fundo, viaja até à Catedral de Granada, dedicada a Santa Maria da Encarnação, conhece a Alcaicería onde poderás encontrar várias lojas de artesanato e recordações árabes. Enquanto estás em Granada poderás também visitar o Miradouro de San Nicolas para poder apreciar de outra perspetiva a Alhambra ou então explorar o Museu de Belas Artes de Granata ou o Museu São João de Deus.
Outros locais a visitar: Capela Real, Mosteiro da Cartuja, Madraça, Corral del Carbón, Abadia do Sacromonte, ou a Casa de Zafra
Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.
Budapeste
No centro da Europa, encontramos muitas cidades históricas, sendo Budapeste uma delas. Oficialmente, a cidade nasceu em 1873 depois da fusão das cidades de Obuda, Buda e Peste. Um dos maiores monumentos da cidade é o Parlamento de Budapeste, construído no final do século XIX e que tem 691 salas. Atravessa a Ponte das Correntes, a mais antiga da cidade e que veio unir a cidade que, até à sua construção, só podia ser atravessada de barco. Outro dos marcos desta cidade é a Ópera, que tem capacidade para mais de mil pessoas e que foi construída com a condição de que não fosse maior que a Ópera de Viena. Para conhecer melhor o dia-a-dia dos habitantes de Budapeste, podes visitar o Parque da Cidade ou então visita a Ilha Margarida, situada no Danúbio, entre Buda e Peste. As termas são também um dos pontos turísticos mais fortes da cidade de Budapeste, com o Balneário de Széchenyi a assumir-se como um dos maiores recintos termais da Europa. Inaugurado em 1913, o edifício atual é também uma atração pela sua arquitetura de estilo neogótico.
Outros locais a visitar: Castelo de Buda, Casa do Terror, Praça dos Heróis, Museu do Holocausto e Museu Nacional da Hungria.
Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.
Viena
Viena, na Áustria, foi o lar da mais longa dinastia da Europa, os Habsburgo. Foi também casa de famosos compositores como Ludwig van Beethoven e Wolfgang Amadeus Mozart. Como tal, é imprescindível fazer a Ópera de Viena como o primeiro lugar a visitar neste tour pela cidade austríaca. Seguimos depois para aquela que foi a residência de verão da família imperial, o Palácio de Schönbrun e passear pelos seus vistosos jardins. Podemos conhecer um pouco melhor a vida de um dos maiores compositores do século XVIII e visitar a casa de Mozart, situada na rua Domgasse e ter uma vista diferente da cidade visitando a Torre do Danúbio, que no topo tem um restaurante giratório. Voltando aos Palácios, não podemos esquecer o Palácio Hofburg, o monumento que mais visitantes recebe na cidade.
Outros locais a visitar: Parlamento da Áustria, Hundertwasserhaus, Ringstrasse, Prater e Palácio Belvedere