Atenas

Começamos pela Grécia e pela sua capital, Atenas. Considerada o berço da civilização ocidental e da democracia, esta cidade foi durante largos anos um polo artístico, estudantil e filosófico, ao ser a casa de pensadores como Platão, Aristóteles, Sócrates e Sófocles. Em Atenas, poderás conhecer monumentos como o Partenon, o monumento mais visitado do país e erigido em consagração à deusa da guerra Atena. Visitar este templo, implica conhecer o local onde este se situa – a Acrópole ou “Cidade Alta”, na sua tradução literal. Este era um lugar fundamental nas cidades da Grécia Antiga, que tinha funções de defesa e se assumia também como local de culto para a população ateniense. Saído da Acrópole e aproveitando o balanço da descida, passa pela Ágora, que na antiguidade era o centro da vida social, política e comercial da cidade. Outro monumento que não podes ignorar nesta visita pela capital grega é o Estádio Panatenaico, local onde se celebraram os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896.

Outros locais a visitar: Praça Sintagma, Templo de Zeus, Teatro de Dionísio, Ágora Romana, Biblioteca de Adriano, Jardim Nacional e colina das Musas.

 

dimitris kiriakakis ZGF0 S20uRw unsplash

 Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.


Roma

Continuamos a nossa viagem pela antiguidade e vamos visitar outra cidade que marcou a história do Mundo. Falamos de Roma, que foi outrora capital do império que dominou grande parte da Europa. Nesta visita à cidade imperial, não podíamos deixar de começar por recomendações como o Coliseu de Roma, estrutura com quase 2 mil anos de existência e que recebe 6 milhões de visitantes por ano. Junto ao Coliseu, encontrarás o Fórum Romano, local onde se desenvolvia a vida pública, cultural e religiosa da cidade antiga. Não podemos esquecer a famosa Fontana di Trevi, imortalizada pelo realizador Federico Fellini em La Dolce Vita – a maior fonte da cidade e onde o público aflui em massa só para fazer o seu desejo. Destaque ainda para a cidade do Vaticano, onde podes conhecer os seus jardins, a Praça e a Basílica de São Pedro e ficar a conhecer aquela que é a sede e o coração da religião católica. Esta é também a oportunidade de ver ao vivo a Capela Sistina e o seu icónico tecto, pintado por Miguel Ângelo no início do século XVI. 

Outros locais a visitar:  Catacumbas, Circo Máximo, Arco de Constantino, Basílica de São Clemente e Parque do Gianicolo

 

david kohler VFRTXGw1VjU unsplash

 Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.


Florença

Continuamos por Itália e viajamos para norte de Roma. Vamos para Florença, o berço do Renascimento e onde habitaram alguns dos maiores artistas e pensadores deste período. As maiores obras da cidade foram em grande parte influenciadas pelos artistas da época e são o seu cartão de visita. Passa pela Piazza del Duomo, a praça central de Florença, onde em seu redor poderás encontrar muitas das outras atrações da cidade. Visita a Catedral de Florença onde a altura, no topo da cúpula, chega aos 100 metros. E conhece o Campanário de Florença, outra obra imponente da cidade. O Batistério de Florença, tal como o Campanário, também está inserido na Catedral, e tem trabalhos de artistas como Miguel Ângelo e Donatello. Visita também a a Galeria dell’Academia onde poderás encontrar a escultura original de David, esculpida por Miguel Ângelo e outros trabalhos feitos por Artistas que estudaram na Academia de Belas-Artes.

Outros locais a visitar: Palazzo Pitti (Jardim de Boboli), Piazzale Michelangelo, Piazza della Signoria, Santa Croce

 

ali nuredini X35Ivset6 Y unsplash

 Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.


Granada

Bem perto de Portugal, encontramos uma cidade que nos leva até outro dos impérios que tocou a Península Ibérica além do Romano, falamos-te do Império Almorávida, que influenciou em muito a arquitetura da cidade de Granada, no sul de Espanha. Começa primeiro pela Alhambra, ou castelo vermelho, local ilustrativo do poder da dinastia nasrida, e que é constituída por uma cidadela, um palácio e uma fortaleza árabe. Com a imponente Sierra Nevada como plano de fundo, viaja até à Catedral de Granada, dedicada a Santa Maria da Encarnação, conhece a Alcaicería onde poderás encontrar várias lojas de artesanato e recordações árabes. Enquanto estás em Granada poderás também visitar o Miradouro de San Nicolas para poder apreciar de outra perspetiva a Alhambra ou então explorar o Museu de Belas Artes de Granata ou o Museu São João de Deus.

Outros locais a visitar: Capela Real, Mosteiro da Cartuja, Madraça, Corral del Carbón, Abadia do Sacromonte, ou a Casa de Zafra

 

alexander psiuk utfiDJBebHw unsplash

 Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.


Budapeste

No centro da Europa, encontramos muitas cidades históricas, sendo Budapeste uma delas. Oficialmente, a cidade nasceu em 1873 depois da fusão das cidades de Obuda, Buda e Peste. Um dos maiores monumentos da cidade é o Parlamento de Budapeste, construído no final do século XIX e que tem 691 salas. Atravessa a Ponte das Correntes, a mais antiga da cidade e que veio unir a cidade que, até à sua construção, só podia ser atravessada de barco. Outro dos marcos desta cidade é a Ópera, que tem capacidade para mais de mil pessoas e que foi construída com a condição de que não fosse maior que a Ópera de Viena. Para conhecer melhor o dia-a-dia dos habitantes de Budapeste, podes visitar o Parque da Cidade ou então visita a Ilha Margarida, situada no Danúbio, entre Buda e Peste. As termas são também um dos pontos turísticos mais fortes da cidade de Budapeste, com o Balneário de Széchenyi a assumir-se como um dos maiores recintos termais da Europa. Inaugurado em 1913, o edifício atual é também uma atração pela sua arquitetura de estilo neogótico. 

Outros locais a visitar: Castelo de Buda, Casa do Terror, Praça dos Heróis, Museu do Holocausto e Museu Nacional da Hungria.

 

dan freeman kDP lvDzh2c unsplash

 Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.


Viena

Viena, na Áustria, foi o lar da mais longa dinastia da Europa, os Habsburgo. Foi também casa de famosos compositores como Ludwig van Beethoven e Wolfgang Amadeus Mozart. Como tal, é imprescindível fazer a Ópera de Viena como o primeiro lugar a visitar neste tour pela cidade austríaca.  Seguimos depois para aquela que foi a residência de verão da família imperial, o Palácio de Schönbrun e passear pelos seus vistosos jardins. Podemos conhecer um pouco melhor a vida de um dos maiores compositores do século XVIII e visitar a casa de Mozart, situada na rua Domgasse e ter uma vista diferente da cidade visitando a Torre do Danúbio, que no topo tem um restaurante giratório. Voltando aos Palácios, não podemos esquecer o Palácio Hofburg, o monumento que mais visitantes recebe na cidade.

Outros locais a visitar: Parlamento da Áustria, Hundertwasserhaus, Ringstrasse, Prater e Palácio Belvedere

 

leonhard niederwimmer 6Cll g8oopo unsplash