#1 Interrail

 

 christian lue 3mE3C wc1q8 unsplash

 

E se tivesses em teu poder um passe de comboio que te permite viajar livremente por 33 países da Europa? Esta é a proposta do Interrail Global Pass, que te permite escolher várias modalidades e durações de viagem. Para um jovem dos 12 aos 27 anos, um passe de 15 dias contínuos, por exemplo, fica em cerca de 350€, o que te permite obter uma excelente relação entre euros despendidos e quilómetros percorridos. Desta forma, podes construir uma rota por algumas das cidades e regiões europeias que sempre sonhaste visitar, sendo importante preparares atempadamente os detalhes relativos à estadia e calculando outras despesas como a alimentação. Destaque ainda para o programa DiscoverEU que, todos os anos, oferece passes aos jovens que façam 18 anos. As candidaturas ao próximo programa abrem em outubro de 2023.

 

 Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#2 Roadtrip N2

 

averie woodard 5d20kdvFCfA unsplash

 

De Chaves a Faro, a N2 apresenta-se como uma versão portuguesa da Route 66, a famosa estrada que atravessa os Estados Unidos quase ao longo de 4 mil quilómetros. Aqui, a N2 divide o país ao meio e conduz os viajantes numa rota ao longo de 35 municípios, 13 rios e 11 serras. São cerca de 740 quilómetros que podes fazer de carro, autocaravana, moto, à boleia e até mesmo a pé. Esta estrada passa por Lamego, Viseu, Lousã, Ponte de Sôr, Viana do Alentejo, Loulé e muitos outros municípios que, desde logo, te vão levar numa viagem gastronómica. O itinerário traçado depende dos dias disponíveis para viajar, que pode ir de norte a sul ou ficar apenas numa região do país. Ao longo dos últimos anos, este tem sido um projeto de viagem com cada vez maior popularidade, pelo que podes encontrar vários artigos e vídeos sobre esta roadtrip, conhecendo algumas das riquezas que tem para te oferecer.

  Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#3 Praias Fluviais

 

david gabric 2kb1l8uIjeo unsplash

 

Portugal é conhecido pelas suas praias banhadas pelo Oceano Atlântico, mas tem também um grande património de praias fluviais para conhecer. Um pouco por todo o país, podes encontrar massas de água que criam praias de fluviais de excelência. São exemplos as barragens de Castelo de Bode e do Alqueva, bem como as praias fluviais de Louriga (Seia), Rabaçal (Valpaços), Lago Azul (Ferreira do Zêzere), Fragas de São Simão (Figueiró dos Vinhos), Foz D’Égua (Piódão) e Cardigos (Mação), entre muitas outras. Todos os anos, a Quercus atribui um galardão “Praia com Qualidade de Ouro” às praias portuguesas, sendo que, em 2023, se contam 56 praias fluviais neste grupo.  Numa lista organizada por distrito, esta pode ser uma ajuda importante para planeares um roteiro personalizado. 

  Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#4 Trilho dos Pescadores

 

pexels vera bomstad 14422502

 

São cerca de 226 quilómetros, sempre junto ao mar, num roteiro que parte dos arredores de Sines e termina em Lagos, no Algarve. Pelo meio, é possível conhecer o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, uma área que integra algumas das melhores praias do território nacional. Este trilho, que pode ser feito exclusivamente a pé, segue os caminhos utilizados pelos locais para acesso às praias, sendo exigente do ponto de vista físico, uma vez que é feito, em grande parte, caminhando em areia (entre 60 a 70% do total). O percurso encontra-se sinalizado, podendo ser dividido, por exemplo, em 13 etapas de 22,5 km, em grupos no máximo de 20 pessoas. Ao longo do percurso é possível encontrar ofertas de alojamento e alimentação, consultáveis através do guia criado pela Rota Vicentina. Os caminhantes devem estar avisados – o caminho passa por arribas de tamanho considerável e que representam sempre perigo.

  Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#5 São Miguel

 

pexels pawel kalisinski 17731160

 

Dizendo adeus a Portugal continental, rumar até à ilha de São Miguel implica encontrar algumas das mais emblemáticas paisagens do arquipélago dos Açores. A melhor forma de conhecer São Miguel é de carro, por haver uma distância considerável entre muitos dos locais a visitar. A Lagoa das Sete Cidades continua a ser das maiores atrações turísticas, e é no miradouro Vista do Rei que se consegue uma das melhores vistas. Descendo até à freguesia de Sete Cidades, é possível entrar na lagoa e praticar desportos náuticos. Os miradouros não faltarão, assim como as piscinas termais de água quente ou mesmo os passeios pela natureza. Da Lagoa de Fogo à Lagoa do Canário, da Poça da Dona Beija ao Parque Terranostra, há muito para descobrir, com atividades para fazer. O Nordeste da ilha de São Miguel é destino para uma road trip, não esquecendo de visitar a capital da ilha, Ponta Delgada, e entrar pelas Portas da Cidade.

  Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#6 Galiza

 

eduardo fernandez ZPHQR1cD0n4 unsplash

 

Com muitas semelhanças com o norte de Portugal, a região da Galiza é uma opção interessante para as tuas férias de verão por várias razões. Para além da acessibilidade e da proximidade da língua, este território oferece-te uma grande diversidade de possibilidades – das praias das “rias baixas”, mais próximas de Portugal, a cidades de dimensão considerável como Corunha e Vigo, passando pelo património histórico de Santiago de Compostela, sem esquecer uma gastronomia rica e variada. Conta ainda com a possibilidade de contactar com a natureza em parques naturais como o Parque Fragas do Eume e encontrar paisagens únicas em todo o planeta como no Cabo Finisterra. Tudo razões mais do que suficientes para planear uma visita à Galicia.