Em 2020, celebra-se o centenário do nascimento de Federico Fellini, em Rimini, Itália. Ao longo do ano, por todo o país, uma série de eventos vão permitir "lembrar, conhecer e redescobrir a multifacetada obra do cineasta" italiano, sublinha a distribuidora Alambique, em comunicado. A iniciativa tem o nome Movimento Fellini 100 e parte da Festa do Cinema Italiano. 

Um concerto, uma retrospetiva integral e um "cine-jantar" são alguns dos exempos de iniativas incluídas no programa de celebração. De igual forma, em conjunto com a Alambique e a Risi Film, a Festa do Cinema Italiano irá repor seis das principais obras, durante os meses de abril e maio, no âmbito do ciclo "Essencial Fellini". 

 

 

La Dolce Vita (2 de abril), Julieta dos Espíritos (16 de abril), A Estrada (23 de abril), Os Inúteis (30 de abril), 8 1/2 (7 de maio), A Voz da Lua (14 de maio) serão as obras repostas nos cinemas portugueses. A organização dá-te a conhecer um pouco mais sobre cada uma destas películas emblemáticas. 

 



La Dolce Vita 
(2 de abril), Julieta dos Espíritos (16 de abril), A Estrada (23 de abril), 
Os Inúteis (30 de abril), 8 1/2 (7 de maio), A Voz da Lua (14 de maio) serão as obras repostas.


 

La Dolce Vita (1960) 

la dolce vita ekberg e Mastroianni

Maior sucesso do cineasta italiano, La Dolce Vita representa um olhar à cultura do estrelato. O protagonista Marcello Rubini (Marcello Mastroianni) procura alcançar o estilo de vida sedutor das celebridades que se exibem em Roma. Na qualidade de jornalista de mexericos, Marcello explora as periferias dos holofotes. O filme será sempre associado à imagem icónica da sueca Anita Ekberg na Fontana di Trevi.