#1 CTeSP em Design Multimédia


design multimedia2

Com a duração de dois anos letivos e lecionado na Escola Superior de Tecnologia de Tomar, este Curso Técnico Superior Profissional é ideal para quem quer ser capaz de conceber, executar e desenvolver soluções otimizadas de design multimédia. Este trabalho poderá ser realizado de forma autónoma ou integrado numa equipa.

O curso foca competências em áreas como marketing digital, jornalismo, escrita criativa ou design thinking, entre outras. No último semestre, os estudantes podem colocar em prática os ensinamentos na unidade curricular de Projeto Final que está associada à realização de um estágio.

 

design multimedia3

 

As profissões associadas a este curso são várias – web designer, designer gráfico, ilustrador digital, produtor e editor de conteúdos escritos para meios digitais, designer de animações ou produtor/editor de vídeo e áudio, por exemplo. Destaque ainda para a possibilidade de realizar funções de operador de câmara ou de ser responsável por planos estratégicos em marketing digital ou multimédia.

“Este é um curso dotado de facetas complementares no âmbito do design multimédia”, salienta o coordenador deste CTeSP, João Manuel Rosa, que destaca a possibilidade de prosseguir estudos na licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas, obtendo equivalência entre unidades curriculares. “Estudar no IPT deve entender-se como uma escolha de excelência no domínio da formação”, conclui o docente.

Para saber mais sobre este curso, clica aqui.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


#2 CTeSP em Marketing Digital


marketing digital

“O curso de Marketing Digital oferece uma formação diversificada que junta as competências digitais com o empreendedorismo e o marketing”, explica a diretora deste Curso Técnico Superior Profissional, Inês Câmara. O forte investimento nos trabalhos práticos, no estudo de casos de boas práticas é também salientado pela docente.

Através das suas várias unidades curriculares, o curso permite adquirir competências relacionadas com o planeamento de marketing e comunicação digital, bem como a criação de conteúdos e desenvolvimento de produtos digitais. As saídas profissionais associadas dizem respeito às áreas de marketing, comunicação e vendas de uma organização, assumindo funções de gestão de marketing, das redes sociais ou vendas online, por exemplo.

 

people notes meeting team 7095

 

“Este é um curso sólido, com uma grande diversidade de conteúdos, com um corpo docente que tem uma grande experiência profissional, estando atualizado e envolvido em projetos inovadores”, destaca Inês Câmara, que destaca a cultura organizacional do IPT como uma mais-valia: “Aqui as pessoas preocupam-se com os projetos dos outros, motivando uma cultura de excelência”.

Para saber mais sobre este curso, clica aqui.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


#3 CTeSP em Realização e Produção Televisiva


realizacao prod televisiva1

É a componente de televisão que é destacada como “um fator diferenciador” do Curso Técnico Superior Profissional em Realização e Produção Televisiva pelo coordenador da formação, Júlio Silva. “O curso inclui todas as componentes de aprendizagem na área do áudio e do vídeo, mas a mesma é complementada com a produção televisão, permitindo aos alunos aprenderem as técnicas e tecnologias utilizadas para a produção, realização e transmissão televisiva”, explica.

Os alunos começam por uma base transversal na área dos audiovisuais, conhecimentos de vídeo e áudio, a nível dos equipamentos adquirem as técnicas de manuseamento, manutenção e segurança passando para a edição em ambas as componentes, noções de grafismo, de iluminação e cenografia virtual. Posteriormente adquirem competências na área da Produção, realização e difusão televisiva, e todas a componentes de pós-produção audiovisual.

 

realizacao prod televisiva2

 

“O objetivo do curso é transmitir um conhecimento o mais próximo da realidade que vão encontrar no mercado de trabalho”, explica Júlio Silva, que destaca como saídas profissionais associadas ao curso as profissões de operador de câmara, assistente de realização ou editor de vídeo. “O aluno adquire conhecimentos para trabalhar em qualquer área no mercado do audiovisual”, reforça o docente.

A possibilidade de colocar em prática as aprendizagens – nomeadamente sentido “a adrenalina do direto” – é também sublinhada pelo coordenador, conclui: “Estas experiências trazem ao curso, uma dinâmica única, sendo que o aluno que venha com muita vontade de aprender, irá ter essa oportunidade aprendendo com situações reais”.

Para saber mais sobre este curso, clica aqui.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


#4 CTeSP em Som e Imagem


som imgem3

Lecionado na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, este curso técnico superior profissional tem como objetivo preparar os estudantes para planificar, gerar e difundir conteúdos audiovisuais adequados a diferentes tipos de formatos, com recurso a aplicações digitais ao longo das fases de pré-produção, produção e pós-produção.

Escrita de guiões, edição de vídeo, operação de câmara ou captação de som são algumas das competências adquiridas pelos estudantes no primeiro ano da formação, sendo que, no segundo ano, o foco passa a estar na produção audiovisual, o design de som, de iluminação e pós-produção de áudio e imagem.

 

som imgem1

 

O coordenador deste curso, João Luz, explica que as profissões associadas a esta formação são, por exemplo, operador (de vídeo, som e iluminação), assistente de realização ou produção, técnico/a de pós-produção (som ou imagem), editor/a de vídeo, fotógrafo/a ou produtor/a de conteúdos. “Esta é uma proposta formativa centrada na vertente técnica”, acrescenta o docente, explicando que o curso “permite explorar criativamente a tecnologia audiovisual através de produção de trabalhos”.

Para saber mais sobre este curso, clica aqui.