“Aproveitem esta experiência com o maior envolvimento possível, em todas as vertentes”

Susana Ribeiro1


Susana Ribeiro, 20 anos
Licenciatura em Gestão de Eventos
Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Instituto Politécnico de Leiria 

 
A terminar a licenciatura, Susana confessa que se alguém lhe tivesse dado as dicas que hoje partilha a sua vida académica teria sido muito mais fácil logo de início.
“Por norma, no início do semestre nunca temos muitas coisas para fazer em termos académicos”, conta, antes de acrescentar: “mas é importante que não nos deixemos relaxar demasiado porque quando começam as frequências e as entregas de trabalhos é tudo ao mesmo tempo”. Por essa razão, para a estudante, o melhor será guardar sempre algumas horas por semana dedicadas  a “fazer apontamentos e trabalhos para que não fique tudo acumulado”.

O desfrutar da vida académica é também algo muito importante para a Susana, que acredita que é positivo viver este aspeto em pleno: “O meu maior conselho é que se aproveite toda esta experiência e que haja o máximo de envolvimento possível nas iniciativas da faculdade, de modo a viver-se esta experiência em todas as vertentes e não apenas nos estudos senão tudo se torna muito cansativo”. Aderir à associação de estudantes, participar em convívios ou em atividades com que os estudantes se identifiquem, são alguns exemplos que fornece. 

“Embora três anos pareçam muito tempo, a verdade é que passam a correr”, conta Susana Ribeiro, que entrou na faculdade já durante a segunda fase. Alguns colegas já se conheciam, mas depois das praxes acabou por conhecer algumas pessoas. “Como estava a estudar longe do local onde vivo, acabei por ficar a viver perto da faculdade, o que também facilitou a minha integração pois estávamos todos sozinhos e criámos essas ligações”, conclui. 

 
Clica nas setas abaixo para conhecer os testemunhos seguintes.