#1 Cursos Profissionais

you x ventures Oalh2MojUuk unsplash

 

Os cursos profissionais podem ser lecionados em escolas profissionais (públicas ou privadas), bem como em escolas secundárias da rede pública. Para entrar, os estudantes necessitam de ter concluído o 9.º ano de escolaridade, sendo que o currículo se divide, ao longo de três anos letivos, em formação sociocultural, técnica e científica. Os cursos são organizados por módulos, de forma apermitir maior flexibilidade na aprendizagem dos alunos.

 

Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes. 


     

#2 Cursos de Aprendizagem

 

nesa by makers IgUR1iX0mqM unsplash

 

Uma das principais diferenças dos cursos de aprendizagem para os cursos profissionais está no local onde são ministrados – nos centros de formação profissional do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).  Por outro lado, o critério de entrada implica uma idade inferior a 25 anos, sendo que os cursos terão uma duração de 3700 horas. Os formandos recebem subsídio de refeição e transporte, bem como uma bolsa de profissionalização.

         

Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes. 


                                                                                                                       

#3 Cursos Artísticos Especializados

 

larisa birta slbOcNlWNHA unsplash

 

Os cursos do ensino artístico especializado funcionam em estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo e focam-se nas área das artes visuais, dança, música e audiovisuais. São indicados para estudantes que procuram uma forma de desenvolver as suas aptidões ou talentos artísticos. O foco está na preparação para exercer a profissão, mas também para o prosseguimento de estudos a nível superior. Os cursos na área da Música são os únicos que não conferem dupla certificação.

 

Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes. 


 

#4 Cursos de Educação e Formação     

    

umberto jXd2FSvcRr8 unsplash

 

Os Cursos de Educação e Formação – conhecidos como CEF – abrangem vários várias tipologias e certificações escolares, sendo que alguns (níveis 5, 6 e 7) permitem obter uma dupla ceritificação. Lecionados em escolas públicas e privadas, bem como centros de formação profissional do IEFP e outras entidades formadoras acreditadas, estes cursos destinam-se aos estudantes com idade igual ou superior a 15 anos.