«A Escola é uma oportunidade de aprendizagem que nos estão a oferecer»          


Ana Leonor Amado 1


Ana Leonor Amado, 16 anos
Estudante do 11.º ano
Batalha

Fazer uma melhor gestão do tempo, estar com os amigos e praticar exercício físico são alguns dos objetivos de Ana Leonor para este regresso às aulas. “Acima de tudo, espero que não voltemos para o ensino à distância. Para mim, é muito importante aprender presencialmente”, conta.

Durante o ano letivo que agora inicia, a estudante planeia continuar na oficina de jornalismo da escola, bem como participar em projetos como o clube Ubuntu e o Desporto Escolar. A aluna de 16 anos revela apostar sobretudo em sessões de estudo ao longo da semana, recorrendo a métodos como o “Pomodoro” [divisão do estudo em unidades de 30 minutos com cinco minutos de intervalo] e o uso de música ambiente.

Numa altura em que milhares de estudantes regressam à Escola, Ana Leonor deixa ainda uma mensagem. “Gostaria que a Escola não fosse vista como como algo obrigatório e chato. É uma oportunidade de aprendizagem que nos estão a oferecer”, conta, antes de concluir: “Para além disso, ninguém está na escola sozinho, por isso, não devemos ter vergonha de pedir ajuda”.


Clica nas setas abaixo para conhecer mais testemunhos. 


 

«O stress é inimigo do sucesso» 


Renata Vieira


Renata Vieira, 17 anos
Estudante do 11.º ano
Póvoa de Lanhoso


“Para este ano letivo, espero um regresso mais tranquil
o, no que toca à situação pandémica”, começa por contar Renata Vieira. Para além de tirar o melhor proveito das aulas, a estudante de 16 anos pretende participar em vários projetos escolares, nomeadamente no âmbito da associação de estudantes.

Quanto ao estudo, uma das principais técnicas que utiliza envolve a ajuda de alguém lá de casa, conta: “Gosto de ler em voz alta e, por vezes, explicar toda a matéria à minha mãe, para ajudar a reter informação”.

A todos os estudantes que se preparam para entrar no ensino secundário, Renata aconselha “não entrar em pânico”: “A transição pode ser difícil, por vezes, exigimos demasiado de nós e o stress é inimigo do sucesso. Mas se fizermos o nosso melhor, acabamos por ter bons resultados”. 

Clica nas setas abaixo para conhecer mais testemunhos. 


 

«Espero que não faltem ideias, foco e criatividade»


Tiago Rocha


Tiago Rocha, 16 anos
Estudante do 11.º ano
São Pedro do Sul 


O regresso à normalidade é o principal desejo de Tiago Rocha para o presente ano letivo, destacando a importância do contacto de proximidade e 
das realização de atividades desportivas ou recreativas. Em 2021/2022, o estudante espera reativar a associação de estudantes da sua escola, “para ajudar e dar voz aos alunos”.

Para se adaptar ao nível de exigência mais elevado, o estudante conta ter apostado numa maior regularidade de trabalho, recorrendo ainda a técnicas como o “Pomodoro” [divisão do estudo em unidades de 30 minutos com cinco minutos de intervalo] e o estudo em voz alta.

A todos os seus colegas, Tiago deixa uma mensagem de força: “Temos de ultrapassar muitos problemas devido à Covid-19. Espero que não faltem ideias, foco e criatividade para podermos avançar e desenvolver as nossas capacidades”.   

 

Clica nas setas abaixo para conhecer mais testemunhos. 


 

«Com trabalho, somos capazes de tudo»


Gabriela Barros 1


Gabriela Barros, 16 anos
Estudante do 11.º ano
Paredes 


As expectativas de Gabriela para o presente ano l
etivo são “muito altas”. “Este ano, vou dar tudo de mim”, assegura. Para além das sessões de estudo em que privilegia a resolução de exercícios, a estudante participa no clube de vólei da sua escola, por ser uma forma de diversificar a vida de estudante, “encontrando uma distração”.

A vida de estudante, destaca Gabriela, pode ser desgastante, o que a leva a querer deixar uma mensagem aos colegas de todo o país: “Nunca desistam e lutem pelos vossos sonhos. Com trabalho, nós somos capazes de tudo”. 


Clica nas setas abaixo para conhecer mais testemunhos. 


 

«Aproveitem ao máximo as oportunidades» 


Gonçalo Sousa


Gonçalo Sousa, 17 anos
Estudante do 12.º ano
Leiria

Gonçalo Sousa diz-se entusiasmado para o início do novo ano letivo. "Quero tirar o melhor proveito e cumprir todos os meus objetivos", revela. Durante o ano que se avizinha, planeia regressar aos treinos de ténis de mesa no clube da escola, que conjugará com um estudo que "varia entre 30 minutos a uma hora por dia".

Aos restantes estudantes, deixa uma mensagem: "Estudem e aproveitem ao máximo as oportunidades. Se queremos uma vida estável e com boas condições, temos de trabalhar para isso".


Clica nas setas abaixo para conhecer mais testemunhos. 



«Equilibrar os horários é essencial» 


Margarida Silva


Margarida Silva, 16 anos
Estudante do 11.º ano
Póvoa de Lanhoso


A “normalida
de pré-Covid” é o principal desejo de regresso às aulas de Margarida Silva, que tenciona participar em várias atividades extra-curriculares como um programa de tutoria ou o Clube Comunitário da sua escola, que foca iniciativas de voluntariado.

Ao longo do ano letivo, o seu estudo divide-se entre as vertentes teórica (revisão e resumo da matéria) e prática (realização de exercícios e criação de flashcards), com especial atenção aos apontamentos realizados em aula.

Para a estudante, é importante ter em conta que o tempo passa rapidamente, quando pensamos na melhor preparação: “Quando damos conta, já estamos no fim do ano. Como tenho muitos hobbies, sei que é difícil equilibrar os horários. Mas é possível e, acima de tudo, essencial”. 

alcool,teste