Quando, em março de 2020, as aulas presenciais terminaram e os estágios foram “congelados”, Miguel Ramalho sentiu que lhe “tiravam o tapete debaixo dos pés”. Rapidamente, conta o estudante do quarto ano da licenciatura em Enfermagem da ESEL, procurou projetos de voluntariado em fosse possível participar: “As ações que realizei ao longo do ano deram-me um sentido. Foi a forma que encontrei de fazer algo útil e não perder o foco, ajudando outras pessoas”

 

 

A primeira oportunidade surgiu através de um e-mail enviado por uma das suas professoras, que dava a conhecer a iniciativa “AMIgos são para as ocasiões”, da Assistência Médica Internacional – AMI. O projeto procurava voluntários que fizessem compras e as entregassem a pessoas impossibilitadas de se deslocar, durante a pandemia. Durante um mês, Miguel realizou este trabalho. “Deixava sempre um sorriso por baixo da máscara”, conta. 

Ao longo do ano, Miguel participou ainda num projeto da Câmara Municipal de Cascais que procurava estudantes da área da Saúde para prestar apoio na realização de testes serológicos. “Acabei por encontrar vários colegas e estudantes”, conta, acrescentando que denotou ainda uma grande mobilização da comunidade estudantil para participação em ações solidárias no Natal, a convite da associação de estudantes

 


Se procuras financiamento para uma ação de estudantes para combate à Covid-19, inscreve-te na plataforma Transforma Portugal


 

Por essa razão, Miguel Ramalho sente que os estudantes se mobilizaram para o combate aos efeitos da Covid-19, ao longo dos últimos meses. “O papel dos estudantes, durante os últimos meses, foi de sacrifício por um bem maior”, afirma, acrescentando que “deve ser reconhecido à maioria dos estudantes o mérito de conseguir perceber que este ano teria de ser vivido de maneira diferente, para bem do país e do mundo”. Uma descoberta que, acredita, não foi exclusiva da comunidade estudantil: “As oportunidades sempre existiram, mas são agora mais visíveis. Penso que isso também foi importante para ‘acordar’ as pessoas para o mundo do voluntariado”. 

Por todo o país, estudantes do Ensino Superior mobilizam-se para fazer frente às consequências sociais da pandemia da Covid-19. Apoio a estudantes, idosos ou sem-abrigo são alguns dos exemplos das muitas ações em que participou a comunidade estudantil, durante os últimos 12 meses. Conhece vários exemplos na edição deste mês da revista Forum Estudante. E se procuras apoio financeiro para uma ação de estudantes para combate à Covid-19, inscreve-te na plataforma Transforma Portugal. 

Conhece mais histórias de estudantes que combatem a pandemia:
#1 O primeiro passo de Susana
#2 Como Miguel encontrou um sentido

#3 Joana e Diana criaram "um porto de abrigo"
#4 Nicole partilhou histórias, para criar ligações
#5 Mariana abriu janelas entre gerações
#6 Francisco ofereceu flores e "espalhou vida"
#7 Miguel e o desejo de ajudar