#1 Sable
Depois de anunciado em 2018, Sable já teve várias datas de lançamento, sendo a mais recente o adiamento para 2021. O entusiasmo da comunidade gaming por este título, contudo, não esmorece. A promessa é a de um jogo de “mundo aberto”, no qual vestimos a pele da jovem Sable, explorando um platena alienígena, conhecendo monumentos antigos e decifrando puzzles em ruínas misteriosas. O objetivo é encontrar um artefacto antigo e essa é a única âncora de uma narrativa fragmentada, sendo que o design é inspirado no universo da Banda Desenhada.
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.
#2 Season
Uma aventura atmosférica durante uma road trip de bicicleta. Esta é a premissa de Season, um dos títulos mais esperados desta lista. Este entusiasmo começou no final do ano passado, altura em que foi lançado o trailer de gameplay, devido à beleza das imagens. A aventura do protagonista de Season tem como objetivo explorar e registar culturas que estão a desaparecer, com a ajuda de um bloco de notas e uma câmara, entre outros gadgets. “Explora um mundo pela primeira vez”, antecipa o videojogo, no seu site oficial.
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.
#3 Venba
Com lançamento previsto para novembro de 2021, Venba é a prova da criatividade presente nos títulos indie – inovação que leva, muitas vezes, ao esbatimento de barreiras entre tipos de videojogos. Isto porque Venba é um “jogo de culinária narrativo”. A história acompanha uma mãe indiana que emigra para o Canadá durante a década de 1980. A partir desta premissa, a culinária regional do sul da Índia é o ponto de partida para explorar a história desta família e das relações existentes, recuperando antigas receitas.
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.
#4 Minute of Islands
Outro dos títulos mais esperados para 2021 chega já este mês, a 18 de março. Minute of Islands mistura plataformas e puzzles para contar a história de Mo – uma jovem técnica de reparações que vive num arquipélago misterioso. A sua missão é a de salvar os povos destas ilhas, restaurando um conjunto de máquinas antigas. Nesta viagem para salvar o arquipélago, mo vai descobrir segregos, conhecer personagens e confrontar dúvidas que desconhecia. O estilo visual único deste título tem merecido grandes elogios, ainda antes do seu lançamento.
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.
#5 The Ascent
És uma das pessoas que acha que o Cyberpunk 2077 deveria ser “menos shooter, mais RPG”? The Ascent pode muito bem ser o jogo de que andas à procura. As semelhanças no ambiente são claras, sendo que The Ascent recorre a um motor de jogo de câmara isométrica, ao bom estilo dos role playing games clássicos como Diablo e Planescape: Torment. Incluindo uma mecânica de jogo co-op até 4 jogadores, The Ascent apresenta ainda uma novidade adicional: a narrativa começa no momento da falência da corporação que controlava este mundo distópico.
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.
#6 Chinatown Detective Agency
Uma das categorias mais populares no mundo dos títulos indie é a de point and click adventures, uma mecânica imortalizada em clássicos como Grim Fandango ou Monkey Island. A proposta de Chinatown Detective Agency é um mergulho no universo cybernoir, acompanhando a ex-detetive da Interpol Amira Darma, que se estabelece em Singapura como detetive particular, no ano de 2032. Os jogadores terão de explorar a cidade, recolher provas e falar com testemunhas, para avançar na narrativa. Com interesse? O estúdio disponibilizou um prólogo jogável para download.
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.
#7 Hollow Knight: Silksong
Em 2017, Hollow Knight conquistou os elogios da crítica e de gamers de todo o mundo, com mais de 3 milhões de cópias vendidas. O título apresentou então a história de um cavaleiro anónimo que explora um reino infestado de pragas de insectos, num ambiente 2D ao bom estilo metroidvania. A sequela Silksong tem lançamento previsto para este ano e muda de protagonista, passando a acompanhar Hornet, a “princesa protetora do reino”, avança o estúdio, que já garantiu que o jogo será maior e incluirá várias novidades.
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.
#8 Open Roads
Mistério e suspense são as palavras de ordem em Open Roads, um jogo que aposta na dinâmica entre uma mãe e uma filha adolescente, durante uma road trip. O jogador controla Tess Devine, de 16 anos, que juntamente com a mãe explora um conjunto de propriedades com ligações misteriosas ao passado da família. Do ponto de vista do gameplay, este jogo aposta sobretudo num sistema de diálogos mecânico, sendo possível descobrir memórias enterradas, bem como novas verdades sobre as relações familiares.
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.
#9 Stray
A proposta de Stray é, no mínimo, inovadora. O jogador é desafiado a controlar um gato vadio numa cidade que é povoada por robôs. Mais uma aposta no ambiente cyberpunk, Stray integra uma mecânica de mundo aberto, inserindo elementos de stealth e resolução de puzzles. É a partir desta dinâmica que devemos auxiliar o nosso protagonista felino que está perdido, sozinho e separado da sua família. Os jogadores devem, por isso, procurar o caminho para casa, enquanto nos dá a conhecer mais sobre esta estranha civilização robótica.
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.
#10 She Dreams Elsewhere
Sendo mais um dos representantes da categoria RPG desta lista, She Dreams Elsewhere tem a característica única de apostar no mundo dos sonhos. Isto deve-se ao facto deste novo título acompanhar os sonhos da protagonista Thania Sullivan, uma mulher que se encontra em coma e que procura derrotar os pesadelos que a impedem de acordar. O jogo possui semelhanças com o aclamado Undertale, sendo que o objetivo é também saber mais sobre a vida de Thania e descobrir “até que ponto os sonhos espelham a realidade”.